Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Prof Agostinho da Silva

No Liceu de Aveiro

Prof. Agostinho da Silva

Desde que se tornou mediaticamente conhecido, simpatizava, como outros e muitos portugueses, com este eminente doutorado e professor de filologia e filosofia, que falava 15 línguas e 2 dialectos africanos. Até Direito chegou a ensinar. Ouvia-o com agrado (se é que estou a criar surpresas em alguém por esta "confissão" pública) e segui com regularidade os seus programas no canal 1 da RTP, «Conversas Vadias».

Encontrei um dia destes, conforme uns post's antes deste, uma gravação em DVD de uma dessas entrevistas. Hoje, andava por aqui a vasculhar, como é meu hábito e encontrei isto:

«Agostinho torna-se efectivo do liceu José Estêvão em Aveiro, em 1933. Entusiasta, empenha-se muito para além das funções que lhe eram exigidas. «Tinha criado, por exemplo, uma caixa de apoio aos estudantes» mais pobres e outras acções «incómodas» aos olhos do Estado Novo, explica Helena Briosa e Mota, que está a concluir uma tese de doutoramento sobre Agostinho da Silva e o processo PIDE.»

E o que eu não conhecia, fiquei agora a saber. O professor Agostinho da Silva foi docente no então Liceu de Aveiro, que, penso, era naquela avenida que ia da rotunda de Santa Joana até ao viaduto, hoje conhecida pela Av. 25 de Abril, onde funciona actualmente a secundária.

História mais completa aqui...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...