Powered By Blogger

sábado, 3 de outubro de 2009

Os bons vinhos

Quinta da Aguieira


No blogue "Copo de 3", cujo endereço pode verificar mais abaixo, inclui uma apreciação de duas ou três linhas históricas sobre o lugar de Aguieira e do Visconde, da Quinta, das vindimas e dos vinhos.
Com a devida vénia, transcrevemos daquele site o que o enólogo diz:

Casa da Aguieira
Era uma vez uma Casa, cujo dono era um ilustre político e viticultor do séc XIX, o Visconde da Aguieira. A propriedade, situada nas terras encantadas de Águeda, encerrava em si o maior dos mistérios - a arte de bem vindimar - tendo sido pioneira da região no engarrafamento de vinho tinto. Em 1998, a Aveleda tomou posse deste fascinante tesouro, tendo-o enriquecido mais e mais, com a ajuda do sábio e famoso Denis Dubourdieu. Desde então, este tem cuidado do vinho com toda a sua alma.

E a seguir, sobre o vinho, elabora o seguinte parecer:


Aveleda Follies - Touriga Nacional 2003
Castas: 100% Touriga Nacional - Estágio: 12 meses carvalho Francês - 14% Vol.

Tonalidade ruby escuro com rebordo violáceo e ligeiramente glicérico.

Nariz a denotar uma boa intensidade, revelando uma grande maturação com muita fruta em compota o que dá logo uma sensação de adocicado no nariz, a madeira está em sintonia com a fruta, suave torrado com baunilha, chocolate negro, folha de tabaco, em fundo mostra ligeiros florais ainda que tímidos em companhia de um toque balsâmico, frescura de conjunto que não deixa cair o vinho num campo enjoativo passado dois ou três copos, mostrando-se guloso e de boa complexidade.

Boca de entrada bem fresca, certo arredondamento com fruta bem presente ao lado de compotas, balsâmico, acidez bem presente que torna o vinho completamente diferente da prova de nariz, mais fresco e menos madurão, o que se agradece. Não mostra grande largura de boca mas apesar de tudo mostra-se de boa complexidade e bem equilibrado no seu conjunto.

Pela originalidade e pela curiosidade que encerra, engrandece e enaltece o nome de uma aldeia da freguesia de Valongo do Vouga - Aguieira -, aqui deixamos este registo interessante, com as respectivas fotografias.

Caso queira ver, clique aqui

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...