Powered By Blogger

domingo, 18 de outubro de 2009

A imprensa na freguesia

O Jornal «Valongo do Vouga»



Parece-me que para recordar as coisas positivas, mesmo mais recentes, pode marcar de forma preponderante a existência, durante cerca de 26 anos (de Janeiro de 1974 a Outubro de 2000), a existência de um jornal paroquial, que todos conheceram com o nome de «Valongo do Vouga». Lembrei-me que, com a devida vénia que merece, poderíamos aqui passar em revista alguns aspectos, já considerados históricos, e cujo conteúdo até foi aproveitado para transcrições de outras obras literárias locais.
Penso que não haverá qualquer problema de ordem jurídica ou outra, que, por este meio, se divulgue e se dê a conhecer tão importante como significativa e única história de imprensa que existiu na freguesia.
Estava legalizado através da Paróquia e era responsável e dava o nome e a cara, como Director, também como é sobejamente conhecido, o Padre António Ferreira Tavares, pároco da freguesia. A inclusão do seu nome, não só nos aspectos legais, como na ética, é, no mínimo, de respeitar. Há coisas que os mais novos não conhecem, pois desde 1974, já lá vão 35 anos. Os jovens de agora com esta idade, ou até menos, certamente que sabem alguma coisa sobre a história do jornal. Mas o quê?, pergunto. Muita coisa? Pouca coisa? Assim, assim... ou.... nada!!!
Deixamos, por agora este lamiré e, concerteza, que tudo aquilo a que nos referiremos, será a história e até algumas ideias escritas por mim próprio, que agora, ao revisitá-las, até as acho interessantes.
Fica aqui lançada a ideia, a ver se cria alguns apetites...

Ah! Esquecia-me de dizer que um dos últimos post's já teve origem não só nas minhas memórias, como até no que o periódico local publicava.
O seu nascimento, a sua evolução, a sua transformação, são já motivos curiosos que vão aguçar apetites. Depois contamos, sem copiar exactamente o que lá está, mas apenas por aquilo que retemos na memória, pelo que sabemos e pelo que vivemos por dentro o que é fazer um jornal, mesmo desta dimensão.
Para começar, fica aqui um dos últimos cabeçalhos do Jornal. Recordam-se, os mais velhos, desta apresentação? Creio que sim.

Até breve!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...