Powered By Blogger

domingo, 25 de outubro de 2009

Valongo - Raízes do futebol-III

As raízes do futebol em Arrancada do Vouga
No seguimento do post anterior sobre a história do futebol na freguesia de Valongo do Vouga, continuamos a transcrever do Jornal paroquial «Valongo do Vouga», de Maio de 1989, o que nos contava João Lopes Martins.

.......

Vista parcial do Cabeço Gordo (actualmente)

Privados daquele campo, pela sua vedação, este grupo improvisava os mais disparatados locais para os seus treinos, ora no Largo da Póvoa do Espírito Santo, ora na estrada junto às Escolas Primárias de Arrancada e, às vezes, dentro do recreio desta e no encontro dos caminhos Veiga - Cabeço Gordo e que davam para Pé da Salgueira.
Os encontros com grupos de fora eram feitos no largo da feira, do lugar do Beco, ou então em casa do adversário como na Giesteira, Travassô e Macinhata.


O lugar de Aguieira forma o seu grupo de futebol – Ano de 1931
Foram seus fundadores e jogadores, entre outros, o António Lourenço, Augusto Tatu, Joaquim Celina, José da Conceição.


O primeiro campo de Aguieira (improvisado)
Com consentimento do Exmo. Sr. Conde de Águeda, improvisaram o seu primeiro campo no areeiro da Cumeada.


O segundo grupo de futebol em Arrancada
Em 1932 forma-se outro grupo de futebol em Arrancada, que era constituído praticamente por estudantes àquela data, do qual faziam parte entre outros, os senhores Augusto Alberto Henriques e seu irmão Amílcar, António Bastos Xavier, Flávio Martins (todos de Arrancada) Luís Costa e Augusto Correia Bastos (de Brunhido) os irmãos Sereno (de Lanheses) e Álvaro Corga (de Macinhata).
Desconheço quantos desafios fez este grupo, somente me recordo um, em Mourisca do Vouga, que foi interrompido por invasão do campo, quando Arrancada estava a ganhar.


A primeira bola de futebol em Arrancada
Foi no ano de 1929, que chegou a primeira bola de futebol a Arrancada, para a prática daquele desporto, oferta feita pelo então estudante de Lisboa, Augusto Alberto Henriques. A partir desta data nunca mais se parou de «Jogar à Bola».

O primeiro campo (improvisado) em Arrancada
O primeiro campo foi no areeiro das Picadas, onde havia uma exploração de areia para o fabrico de adobos, os quais mais tarde foram aplicados na vedação da Quinta das Picadas e Rio de Baixo, propriedade do sr. Alberto Henriques.

O primeiro grupo de futebol em Arrancada – 1930
Os jogadores de então e fundadores do grupo eram, entre outros, o José Barbeiro, António da Isaura, Alberto Bôla, Joaquim Manco, Joaquim Pistarrilha, Ramiro (da Veiga), Augusto Tatu (Aguieira).

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...