Powered By Blogger

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Terras do Marnel

Talábriga - Capital Romana do Vouga

Aspecto das escavações do Cabeço de Vouga, Marnel, Talábriga

Acompanho com interesse o que se tem publicado sobre estas Terras do Marnel, principalmente o que se refere à chamada estação arqueológica do Cabeço de Vouga. Este local, situado aqui a dois passos, tem merecido também algum atrito histórico-arqueológico, que são coisas em demasia para as nossas intelectualidades sobre esta matéria.

Mas deixamos esta questão para acompanharmos o profesor Luís Seabra Lopes, creio que ainda na Universidade de Aveiro, que na sua página adianta curiosos dados históricos sobre o Cabeço de Vouga, citando ainda elementos de autores locais que a este assunto se dedicaram em tempos, nomeadmanete Rocha Madail, Sousa Baptista, além de outros.

Permitam-me, que respigue alguns aspectos da autoria deste conceituado universitário, na sua página «Talábriga - A Capital Romana do Vouga».

«História nacional: Talábriga é uma das mais antigas cidades portuguesas, pois, a sua fundação é anterior à chegada dos romanos (século II aC.); aliás, o único episódio de resistência à invasão romana de que há registo escrito ter-se-á passado precisamente em Talábriga.

História do distrito de Aveiro: Talábriga foi a capital romana da região do Vouga; em torno desta cidade e da rede viária que nela confluia se organizou o mais antigo povoamento da região.

Historiografia: O problema da localização de Talábriga tem apaixonado gerações de historiadores e arqueólogos portugueses desde o século XVI (ver historiografia e notas complementares); claro, quanto mais difícil é o problema, mais interessante se torna!

Em trabalhos publicados desde 1995, julgo ter demonstrado (dizia Seabra Lopes) que Talábriga ficava no Marnel, concelho de Águeda (ver a síntese actualizada). A investigação actual centra-se na rede viária e no povoamento da região do Vouga. Além disso, a Câmara Municipal de Águeda tem promovido, desde 1996, campanhas de escavações arqueológicas no Marnel.»

(Luis Seabra Lopes e mais dados históricos neste endereço)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...