Aspecto das escavações do Cabeço de Vouga, Marnel, Talábriga
Acompanho com interesse o que se tem publicado sobre estas Terras do Marnel, principalmente o que se refere à chamada estação arqueológica do Cabeço de Vouga. Este local, situado aqui a dois passos, tem merecido também algum atrito histórico-arqueológico, que são coisas em demasia para as nossas intelectualidades sobre esta matéria.
Mas deixamos esta questão para acompanharmos o profesor Luís Seabra Lopes, creio que ainda na Universidade de Aveiro, que na sua página adianta curiosos dados históricos sobre o Cabeço de Vouga, citando ainda elementos de autores locais que a este assunto se dedicaram em tempos, nomeadmanete Rocha Madail, Sousa Baptista, além de outros.
Permitam-me, que respigue alguns aspectos da autoria deste conceituado universitário, na sua página «Talábriga - A Capital Romana do Vouga».
«História nacional: Talábriga é uma das mais antigas cidades portuguesas, pois, a sua fundação é anterior à chegada dos romanos (século II aC.); aliás, o único episódio de resistência à invasão romana de que há registo escrito ter-se-á passado precisamente em Talábriga.
História do distrito de Aveiro: Talábriga foi a capital romana da região do Vouga; em torno desta cidade e da rede viária que nela confluia se organizou o mais antigo povoamento da região.
Historiografia: O problema da localização de Talábriga tem apaixonado gerações de historiadores e arqueólogos portugueses desde o século XVI (ver historiografia e notas complementares); claro, quanto mais difícil é o problema, mais interessante se torna!
Em trabalhos publicados desde 1995, julgo ter demonstrado (dizia Seabra Lopes) que Talábriga ficava no Marnel, concelho de Águeda (ver a síntese actualizada). A investigação actual centra-se na rede viária e no povoamento da região do Vouga. Além disso, a Câmara Municipal de Águeda tem promovido, desde 1996, campanhas de escavações arqueológicas no Marnel.»
(Luis Seabra Lopes e mais dados históricos neste endereço)
Sem comentários:
Enviar um comentário