Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ADV - Aniversário

Histórias de 50 anos do Valonguense
.......
Capa dos Estatutos aprovados em Set/1960 e imprimidos em 1972
.......
Além de uma história bastante interessante, tenho também em meu poder os Estatutos da Asspociação Desportiva Valonguense, aprovados por despacho do Ministro da Educação Nacional de 26 de Setembro de 1960.
Oficial e legalmente será a partir desta data que existe o Valonguense.

Mas os Estatutos, imprimidos em 1972 e que, julgo, a partir desta data, não houve mais exemplares imprimidos, diz logo no seu artigo 1º que «A Associação Desportiva Valonguense, Agremiação Desportiva, fundada no lugar de Arrancada do Vouga, da Freguesia de Valongo do Vouga, em 1 de Janeiro de 1960, passará a reger-se pelos presentes Estatutos.»

Apesar de imprimidos em 1972, sabemos que tais Estatutos não se encontram actualizados, uma vez que, em algumas Assembleias-Gerais houve matéria que foi objecto de alteração. Não sei qual nem sei quando. Mas o que ali consta é que o clube já era considerado fundado em 1 de Janeiro de 1960.

É ainda curioso transcrever o seu artigo 3º que diz: - «O Clube tem a sua Sede Social na Rua Conselheiro Rodrigues Bastos, em Arrancada do Vouga e o campo de jogos no local denominado "Cabeço Gordo", limite da Veiga, da mesma Freguesia de Valongo do Vouga.»

Está confirmado que os primeiros jogos e respectivos treinos, eram feitos no Cabeço Gordo. Como, aliás, todos sabem ainda.

Na última página do livrinho onde estão redigidas as normas de legalização e funcionamento do clube, está o seguinte:

NOTA:

Posteriormente à homologação dos presentes Estatutos, foi adquirido pelo CLUBE, novo campo de jogos denominado "Campo de Jogos Bastos Xavier" em homenagem à Família Bastos Xavier, pela sua dedicação e contributo valioso que tem dado à Associação Desportiva Valonguense.

Esta nota deixa antever que o campo passou do Cabeço Gordo, para o actual, o que não é verdade, como sabemos. Ficaria melhor esclarecido se fosse descrito que antes da actual localização passou pelo local denominado "Rodelo", propriedade do Sr. Urias Carretas, de Arrancada.

Com algumas deficiências ou imprecisões, trarei aqui uma história contada por um dos intervenientes nos primórdios do futebol na freguesia de Valongo do Vouga. E, apesar disso, é bastante interessante e curiosa, porque ali consta a gênese do futebol na freguesia, talvez mesmo antes do GDA-Grupo Desportivo Arrancandense. São, pelo menos, pormenores muito curiosos, que dão uma ideia como era a vida daquele tempo (início do século XX) e como chegou, como a muitos lados, o bichinho do futebol. Que atingiu também os jovens dos anos vinte, das nossas terras.

Para a comemoração dos 50 anos, deixo, por agora, estas linhas...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...