Powered By Blogger

domingo, 15 de novembro de 2009

Casa do Povo de Valongo do Vouga - 10

Assistência que aguarda atletas na meta (digitalização
 de gravura do «Valongo do Vouga»)
 
Atletismo
....
Com Carlos Lopes

Este atleta, por todos conhecido e admirado, esteve já em Valongo do Vouga. E precisamente para «apadrinhar» a primeira prova oficial de atletismo na freguesia. Sabe quando isso aconteceu? E se sabe, lembra-se?
É evidente que ajudo através dos meus arquivos (modestos) e do jornal paroquial «Valongo do Vouga». Foi em 7 de Abril de 1991. Não foi há muito tempo, mas, apenas, há 18 anos!
Neste jornal, escrevia o seguinte, no número de Abril de 1991. «Abrimos as informações noticiosas sobre desporto, neste número de Abril, com um facto inédito na freguesia. No dia em que este número chegar a casa dos seus leitores já se terá realizado um prova de atletismo, em vários escalões, que tem o patrocínio da Casa do Povo de Valongo do Vouga» E mais abaixo, acrescentava: «A este facto, que acontece pela primeira vez na freguesia de Valongo do Vouga, nos referiremos em pormenor no próximo número...» E a seguir: «A prova conta ainda com a presença do campeão Carlos Lopes e da sua equipa, pelo que tudo promete que seja um êxito.» E foi...
Não vamos transcrever tudo, mas deixamos estas notas daquele jornal do mês de Maio, em que escrevi:
«E a freguesia saiu um pouco da letargia em que se tem encontrado, porque após ter sonhado, saiu realidade o dia 7 de Abril findo, passando a ter aquilo que poderá ser um marco importante no desporto local, além de futebol...»
«O tempo ajudou a festa daquele domingo, com a presença do campeão Carlos Lopes que com a sua equipa (Belenenses) marcou presença condigna e foi até esta equipa que individual e colectivamente venceu a prova rainha.»
Seguem-se outras considerações, tendo sido destacados os jovens atletas Liliana Margarita, Mónica Raquel e, em equipas, vencendo em minis (800 metros).
E, sem grande risco, é de afirmar que já há 18 anos consecutivos que temos atletismo de nível na freguesia e a ele ligados factores históricos nacionais e internacionais que mereciam outros destaques neste naco de prosa histórico-desportivo da freguesia e da Casa do Povo de Valongo do Vouga, com os feitos dos seus atletas, pelo país e pelo mundo, desde o Oriente ao Ocidente, passando pela Europa.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...