Fermentões-Instalações provisórias da Fundação Nª Sª da Conceição
Ficámos deveras impressionados, quando no último número de Janeiro, se escreveram aqueles nomes todos dos idosos da freguesia.
Ali foi dito que muitos deles não estiveram no almoço de Natal promovido pela Autarquia e que outros, entretanto, teriam falecido.
Estávamos a tentar esquematizar alguns temas que aqui tivessem cabimento dada a sua actualidade, até que fomos surpreendidos pela publicação de agradecimentos, na página 12 da «Soberania do Povo» de 10 de Janeiro, onde estavam seguidas as fotos de cinco pessoas da freguesia falecidas entre 30 de Dezembro e 3 de Janeiro. Esta visão recordou-nos imediatamente aquela lista de nomes.
Na realidade é impressionante o número de idosos existentes, que, por aqueles elementos, devem rondar as 288 pessoas. Talvez mais... e todas com 70 ou mais anos de idade!
Claro que a análise desta situação e deste fenómeno está destinado a especialistas, como em outro artigo que aqui já foi aflorado.
Do que se pode afirmar é que a população da freguesia está a ficar cada vez mais idosa. Não só como resultado de um prolongamento da esperança média de vida, como também pelas condições agora existentes que a proporcionam.
Independentemente destas situações de análise, uma coisa é certa: este facto deverá fazer-nos despertar a todos para uma preocupação que, esperamos, possa ser realidade em pouco tempo: a existência de infraestruturas destinadas às pessoas com estas idades, sabe-se lá quantas vezes, em que circunstâncias e em que condições por aí vivem!
Um ligeiro desentendimento entre Organismos da freguesia que, como foi recentemente anunciado, foi ultrapassado e que deveria ser mais publicitado, irá permitir, com toda a certeza, colmatar as dificuldades e poder existir, em curto espaço de tempo, as infraestruturas citadas. Não é nada de novo o que estamos aqui a transmitir. Sabemos que há pessoas atentas...
Importa, sim, verificar que a gélida realidade dos números confirma aquilo que é necessário e urgente para a freguesia e para os seus idosos. Seja como for e por quem for, que venha por bem de todos eles.
Sem comentários:
Enviar um comentário