Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Natal

Os Magos do Oriente-I

O ano passado pessoas amigas sugeriram-me que fizesse uma espécie de pesquisa sobre os Reis Magos. Diria, para começar, de forma correcta, sobre os Magos do Oriente, que relata a Bíblia através do evangelista Mateus.
Vou tentar obter, através de alguma bibliografia, dados sobre este assunto, que sempre apaixonou cientistas, teólogos, estudiosos bíblicos, enfim muita gente.
Na Bíblia, o único que a este facto se refere, é, como antes se refere, o Evangelista Mateus, em 2, 1-12. Não há, por parte dos restantes evangelistas, qualquer descrição igual ou idêntica a esta. Daí ter suscitado muita curiosidade.
Não sei se serei fastidioso ao transcrever a passagem bíblica referente a este tema, começando assim e, para melhor leitura, omitindo os respectivos versículos. Diz:


Os Magos do Oriente: - Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo.» Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém de Judeia, pois assim foi ecrito pelo profeta:
«E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o meu povo de Israel.»
Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.» Depois de ter ouvido o Rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou.
Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho.

*****
Esta a transcrição do capítulo 2, do Evangelista Mateus, da Bíblia Sagrada, Difusora Bíblica (Franciscanos Capuchinhos, 5ª Edição, Março de 2006).
A partir daqui iremos desenvolver em alguns capítulos o que sabemos e, principalmente, o que foi sendo obtido. Admite-se, à partida, que não hajam confirmações da existência dos magos, apenas aqui apresentados por Mateus, em que se salienta o quadro histórico do evento, ficando aqui expressamente anunciado o conflito que vai opor o verdadeiro rei e salvador do povo, com as autoridades vigentes no tempo.
Posto isto, voltaremos, procurando seguir uma metodologia concernente à evolução do próprio texto, se possível.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...