Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Contradições(?)

O Prémio Nobel da Paz


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sabe que não é comparável a Nelson Mandela ou a Madre Teresa de Calcutá como laureado com o Prémio Nobel da Paz, disse hoje, quarta-feira, o porta-voz da Casa Branca.

Ver notícia no JN por aqui

Um prémio que vem reforçar a sua imagem de lider mundial, depois de ter sido já eleito presidente dos Estados Unidos sob o signo da esperança, sucedendo a um periodo conturbado de guerras que marcaram a era Bush.
A sua nomeação constitui uma verdadeira surpresa, uma vez que o seu nome não constava na lista dos possíveis laureados. O anúncio foi efectuado esta manhã em Oslo e justificado como sendo atribuido a um homem que muito se esforça para unir os povos. A decisão da organização visa distinguir o «extraordinário esforço» de Obama no «fortalecimento da diplomacia» e para a cooperação internacional. “Enquanto presidente, Obama criou um clima diplomático multilateral e recentrou o papel da Nações Unidas. Ele previligia o dialogo e as negocições para resolver os conflitos mais dificeis”. A entrega do prémio, no valor de 10 milhões de coroas suecas, um milhão de euros, é feita tradicionalmente no dia 10 de Dezembro, dia em que Alfred Nobel morreu. Em 1906 Theodore Roosevelt fora já galardoado com o mesmo prémio.

In Euronews, por aqui

PARA FINALIZAR: - Fico surpreendido, talvez como tantas outras pessoas, principalmente pelas resumidas justificações antes expostas a querer demonstrar alguma coisa, onde se diz que fez «um extraordinário esforço», para o «fortalecimento da diplomacia», criando «um clima diplomático multilateral e recentrou o papel das Nações Unidas». Está tudo muito bem. Mas isto é justificável para um prémio Nobel da Paz para o qual ainda não existem resultados palpáveis, demonstrados e confirmados? Quantos prémios não justificou Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela e tantos outros, que confirmaram no terreno as suas acções para depois, sim, poderem ser laureados? Nada tenho contra o homem, que até simpatizo com ele a partir do momento em que apareceu na ribalta política deste globo... mas não percebo este mundo!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...