Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Eclesialmente

Tempo de Advento



Os cristãos vivem actualmente o Tempo do Advento. Gostaria de deixar aqui algumas reflexões e um apontamento ligeiro sobre este tempo de vivência cristã.
......
A palavra Advento, significa o que vem; que está a chegar:
Rebuscando um livro que faz parte de uma colecção que se chama «Nova Enciclopédia Portuguesa», de 1991, refere que é "um termo profano, recuperado para o culto cristão, que significa a vinda, pelo que começou por designar o dia de Natal, como vinda de Cristo ao Mundo, e que depois se alargou aos quarenta dias anteriores ao Natal, em que os cristãos se preparavam (preparam) para a vinda do Salvador. Esse período, que se mantém na Igreja Ortodoxa, foi reduzido a cerca de quatro semanas na Igreja Católica e na Anglicana." E a outras Igrejas, acrescentamos nós.

Advento, é uma palavra que deriva do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a:". É o primeiro tempo do ano litúrgico que antecede o Natal.
Para os cristãos, é um tempo de preparação, de expectativa, no qual primitivamente se esperava o Nascimento (vinda) do Messias.
Nestas quatro semanas vive-se o arrependimento e promove-se a fraternidade e a paz. Devia ser assim...
A primeira referência ao Tempo do Advento é encontrada em Espanha no ano 380 da nossa Era, no Sínodo de Saragoça. Seguem-se outros locais onde se institui o preceito e a vivência do Advento.
Outros factores poderiam e deveriam ser abordados, porque importantes no significado que constituem para o Advento, como a Teologia, a Espiritualidade, as Figuras Bíblicas, a Celebração e os Símbolos do Advento. Tornava-se muito extenso.
Não deixaremos de citar apenas, quanto às Figuras Bíblicas, estas personagens cuja mensagem teve grande influência na Teologia do Advento, como sejam Isaías, João Baptista e José, embora o Antigo Testamento traduza, em grande parte, uma constante citação ao Advento, principalmente no que respeita aos cristãos.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...