Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Marcos históricos

Relíquias locais



Estas duas fotos não são da minha autoria. Estão em meu poder há vários anos, talvez desde 1989. Foram tiradas pelo António Saraiva dos Santos, um valonguense proprietário da Foto-Pop, em Águeda.
A primeira refere-se a uma casa de arquitectura bastante antiga e rara. É um imóvel a preservar e não deixar que nele e por ele cresçam silvedos e outras invasões da natureza. É imprescindível manter este imóvel. Está situado em Brunhido. Já depois de ter inserido este post, verifiquei que o «Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Aveiro Zona Sul, 1959 - Academia Nacional de Belas Artes», menciona, sobre esta casa, o que transcrevemos parcialmente:
«Distingue-se esta antiga vila por uma casa nada comum nesta região, em que o grês tenro é a pedra natural. São os seus vãos de granito. Deve pertencer à primeira metade do século XVIII. (...) As grades de ferro datam do século XIX, posto que tenham certo aspecto de mais antigas, encerrando monograma formado por dois JJ. (...) Desta fachada fica livre uma janela que precede a linha da escada. Todos os vãos são rectangulares. Não tem infelizmente brasão. Reempregaram em casda de tipo corrente, lintel em grês vermelho datado de 1707 ANNOS, com o letreiro: EV ANT/ROIZ//A FIS POR CONTA DE//MEI DA FONSEQVA.» Mais história haveria a dizer sobre esta casa.
A segunda é uma foto que mostra quase metade da igreja de Valongo do Vouga. Abrange, neste caso, uma panorâmica do arco cruzeiro e do retábulo do altar-mor. É uma outra relíquia a merecer atenção, sempre que se mostre necessário.
Sem mais comentários aqui ficam duas relíquias da freguesia e vila de Valongo, para serem apreciadas.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...