Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Gente destas terras - VII

Um resumo justificativo
.
Brasão na Quinta da Aguieira

Penso que ninguém vai admitir que esteja fazer acepção de pessoas, quando dediquei alguns pormenores históricos sobre o conselheiro José Joaquim Rodrigues Bastos.
Fi-lo tão só porque me despertaram a atenção as pesquisas que realizei e os resultados que encontrei.
Sabemos perfeitamente - e não é preciso ir muito longe - para saber que estas terras foram berço de ilustres personagens que em diversas áreas da vida e da sociedade marcaram e marcam, para sempre, não só a sua personalidade, nas artes, nas culturas, nas posições dos cargos que ocuparam, nas funções que desempenharam e, muito particularmente, a freguesia onde nasceram.
Como o site da Junta de Freguesia aponta esses nomes ou como diz António Simões Estima, no seu livro de «Ualle Longum a Valongo do Vouga», «alguns houve que deixaram atrás de si um rasto luminoso de merecimentos, com direito a rasgados encómios. Foram homens generosos, que puseram o seu coração, a sua inteligência, o seu grande empenho, os seus haveres e o seu trabalho, ao serviço dos outros.... Poder-se-á, assim, dizer que uma pessoa vale pelo bem que faz aos outros e, consequentemente, pela felicidade que semeia.»
Pessoalmente gostaria, como fiz com o conselheiro Rodrigues de Bastos, poder pesquisar e publicar o que a cada um diz respeito.
Mas, como se calcula, é grande e muito o trabalho que acarreta. Também sei que é por isto que se ganham e se atribuem os méritos. De qualquer forma, "sirvo-me" do que já existe e que não poderá chegar a uma grande parte de visitadores por outra via, para aqui os mencionar ainda que resumidamente. É que Valonguenses houve de grande mérito, prestígio e valor...
Vamos assim, após esta inusitada - quanto a mim - mas necessária explicação, tentar obter elementos para o efeito antes referido.
E vamos verificar que no lugar do Sobreiro nasceram alguns desses ilustres Valonguenses. E que no lugar da Aguieira, pela família Figueiredo Pacheco Teles, também brotaram ilustres e influentes personagens. Outras há, mais recentes, que não deixaram os seus merecimentos por mãos e pessoas alheias, nomeadamente em Arrancada, na Veiga, em Brunhido, em Fermentões e sei lá mais onde... até nos lugares já desaparecidos, como no lugar de A-do-Fernando onde nasceu o professor João Baptista Fernandes Vidal, meu padrinho de baptismo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...