Powered By Blogger

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Junta de Freguesia na história - 6

As dádivas para a igreja

Continuando a vasculhar as actas antigas da Junta de Freguesia, fomos encontrar um dado curioso relacionado com um Valonguense residente no Porto e que ofereceu para a igreja os objectos a seguir mencionados, cuja acta nos permitimos transcrever em parte, datada de 23 de Junho de 1901, a qual teve a presença de «padre e prior João Antonio Nunes Callado, presidente, José Correia de Bastos, Antonio da Fonseca Vidal e o vogal, tambem secretario, João Baptista Fernandes de Sousa».

«Acta da sessão em 23 de Junho de 1901»
«E aberta a sessão pelo referido presidente, compareceu o Excelentíssimo senhor Manoel d'Almeida Fonseca, natural déste logar de Vallongo e actualmente residente na cidade do Porto, que declarou que, desejando concorrer da melhor vontade para o asseio e explendor do templo em que recebeu o Sacramento do Baptismo, desejava offerecer, como effectivamente offerecia para a referida egreja os seguintes objectos: uma imagem do Coração de Jezus, uma bandeira ou estandarte, respectiva á mesma imagem, vinte jarras para ornamento do altar onde fosse colocada a imagem e um cofre para receber as as esmolas que fossem offertadas pelos devotos da mencionada imagem e pleos irmãos ou Liga de Oração em união com o Coração de Jesus, conforme os Estatutos approvados pelo Sumo Pontifice Leão Treze, esmolas que desejava também que fossem de futuro applicadas a uma festa annual ou não annual do dito Coração de Jezus; e que, como estava annunciada, honrava hoje a referida imagem, no mesmo templo, e a expensas suas, com uma festa.
E a Junta, summamente grata para com o bemfeitor que offerece os mencionados objectos, deliberou aceital-os; e deliberou tambem que a predita imagem fosse collocada no altar das Almas da egreja matriz desta freguezia, e que n'esta acta se lançasse um voto de louvor ao bemfeitor d'este Santuario, que tanto deseja o engrandecimento do culto Divino.
O mesmo bemfeitor declarou mais que offerecia tambem o paramento completo, branco, que já entregara ao Reverendo Prior d'esta freguezia, para servir no culto Divino da egreja. E a Junta deliberou tambem aceitar este mencionado paramento, muito reconhecida, e roga a Deus que lhe conceda muitos annos de vida para continuar a benefeciar esta egreja, tão carecida de protecção das almas bemfazejas. E para constar... etc., etc., etc.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...