Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A Junta de Freguesia na história - 9

A identidade histórica da freguesia



Este não será, naturalmente, o melhor título para esta crónica.
Após um dia de interregno, que serviu para rebuscar mais alguma coisa sobre a Junta de Freguesia, desde os finais do século XIX, uma vez que nos faltavam elementos para continuar a história da derrama que existiu, durante pouco tempo, no início do século XX, e obtidos tais elementos, aqui voltamos para falar um pouco sobre essa história, que não só da derrama.
À medida que vamos avançando e descobrindo certos factos com características que denunciam e deixam imaginar o que era a vida da freguesia e da sua evolução, ficamos cientes que afinal essa história pode ser mais completa e extensa que aquilo que era inicialmente o nosso projecto.
Sendo assim, tínhamos pensado em modificar a rubrica, com um título mais adequado. Concluímos que sendo as actas que nos relatam alguns desses factos, e tendo origem na Junta de Freguesia (ou Junta de Parochia, como se escrevia e designava, segundo as regras políticas do tempo), decidimos que vamos continuar com a designação de «A Junta de Freguesia na história», mas procurar dar-lhe alguma organização, numerando, a partir de agora, todos os capítulos que com esta matéria tenham relacionamento.
Daí o facto de que este capítulo (post) tem o número nove. Significa que até ao momento e sobre esta história, já se escreveram oito vezes o capítulo com aquele título.
Por outro lado, vamos aos post's anteriores e numerá-los também.
Damos seguimento e expôr alguns episódios, factos, acontecimentos, modos de procedimento então utilizados nas Autarquias (designação moderna e actual das Juntas de Parochia, depois Juntas de Freguesia, como agora, mas na lei mais conhecidas como Autarquias), que tenhm motivo de interesse e de curiosidade, todos eles obtidos, sempre, do conteúdo das actas que a Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, nos permitiu consultar para este efeito. Penso que se impunha esta explicação.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...