Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A história local

Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga
- Sítio da Mina -


Continuamos a fazer uma consulta aos elementos da Guia da estação e do visitante, editada pela Câmara Municipal/Gabinete de História e Arqueologia, recomeçando nas páginas 29/30, cujo sub-título que as suporta é:

Aculturações e afirmações:
do "ferro mediterrânico" ao "ferro atlântico"
Estes novos contributos populacionais e culturais não se estribarão apenas nas trocas comerciais, mas introduzirão toda uma panóplia de fundo cultural - olaria a trono lento (sem perder de vista o fabrico manual/artesanal), uma maior generalização dos metais (ferro), uma melhor rede organizativa dos espaços populacionais (tanto habitações, como áreas de acesso e de livre circulação; as habitações adquirem uma estrutura empedrada, suprimindo a construção em palha-barro anterior, segundo as tradições da Idade do Bronze), visibilidade dos habitats - no cimo dos montes, sobre linhas de água, construção de fossos e/ou muralhas.
Este mundo. se comparado com o imediatamente anterior, revela-se mais complexo, a começar pela organização social - de acordo com os espaços habitados - a estrutura sócio-religiosa, aos itens ergológicos em que, pese o predomínio da 0laria de fabrico manual, surge uma cada vez maior presença do torno lento conjugando-se com os metais, ferro.
O panteão das divindades locais e/ou regionais começa a afirmar a sua presença.
Os rituais funerários, se bem que herdados da estrutura sócio-religiosa anterior, vai-se impondo - os "crematórios" são a prática mais comum destas sociedades do Ferro atlântico.
Será, contudo, a adopção das construções em pedra, singularmente aparelhada, a par da erecção de muros e/ou muralhas, de efeitos e objectivos diferenciados que marcará esta singular cultura e/ou civilização a que muitos designarão por "castreja", mesmo se muitos dos desenvolvimentos que se lhe conhecem se devam já à influência romana, no decurso do séc. I.
Este «ferro atlântico» conhece várias etapas de desenvolvimento até ao advento do imperialismo romano no séc. I a.C.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...