Powered By Blogger

domingo, 30 de maio de 2010

Memórias

Históricas casas da freguesia

Ainda há poucos dias se trocavam impressões com algumas pessoas àcerca de edifícios antigos, que a história, a corrosão dos tempos, incúria e outros interesses indivíduais fizeram com que tivessem desaparecido. Neste aspecto a freguesia está a ficar pobre de vestígios históricos além daqueles que narram os livros. Queremos recordar alguns desses «monumentos», que os registamos em fotografías. Chegou a ventilar-se, na conversa, que se deveriam evitar que estas relíquias não deviam ser destruídas com as suas demolições e que as entidades concelhias deviam ter alguma possibilidade legal de tentar evitar destruições destas históricas habitações.
Recentemente algumas foram totalmente demolidas, embora com possíveis reconstruções copiando as fachadas respectivas, segundo as indicações que correm por aí. Assim o esperamos. Assim o cremos.
Para reviver o que eram ou foram algumas dessas habitações, lembrei-me de ir rebuscar algumas das fotos que guardamos e, nalguns casos, relembrar esses edifícios, que hoje já só constituem lembranças e nostalgias. Outros conservam-se de pé, porque, como árvores, é assim que eles morrem. Vamos ver algumas dessas imagens que guardamos por cá, quer dos desaparecidos quer dos que ainda se encontram de pé.
Destas, para além da sua apresentação arquitectónica, foram grandes casas agrícolas. Porque não tenho as fotografias de todas essas casas, pois é necessário ir ao local captar a sua imagem, sendo uma grande parte delas autênticos monumentos. Vamos vê-las.


Esta casa foi muito conhecida em Aguieira. Como ali tenho gravado, passou assim a ser conhecida mais recentemente. O seu último morador e proprietário foi Guilherme de Vasconcelos. Porém, esta casa chegou a ser propriedade da Quinta da Aguieira.

Esta casa chegou a estar integrada na Quinta da Aguieira. Foi desagregada e tornada propriedade particular de uma pessoa da família do Dr. Manuel José Homem de Mello. Foi conhecida por casal de S. José ou casa de Santa Zita, se não me engano. Chegou a ser o edifício onde funcionavam os serviços da sede do concelho de Aguieira.



Uma grande casa, em Aguieira, teve uma produção de vinhos da melhor qualidade. Esta imponente casa agrícola foi propriedade do Dr. Mário Pinho. Passou depois para seu filho Carlos Pinho, há poucos anos falecido em Albergaria. Consta-se por aí que há interessados nesta quinta para fins que desconheço.


Outra grande casa agrícola, propriedade do Dr. Augusto Santos, em Aguieira.

É inconfundível esta imagem. Quinta da Aguieira, famosa pelos ocupantes que teve e seus proprietários, pela história das Meninas Mascarenhas e dos vinhos ali produzidos. Toda aquela área de vinha e floresta é agora propriedade da Sociedade Agrícola da Quinta da Aveleda, com sede em Penafiel.


Desta casa já aqui falamos. Trata-se de um edifício da primeira metade do século XVIII. Foi demolido recentemente. Rumores há, confirmados ou não, que o proprietário vai ali fazer uma reconstrução, procurando restituir ao edifício as mesmas linhas que tinha antes da demolição. Vamos a ver. É em Brunhido.


Esta casa estava integrada na casa anterior. Ali funcionou uma mercearia durante muitos anos. Tal como a anterior foto a que estava ligada, foi demolida também.

Casa histórica em Brunhido. Da família Correia Simões. E mais conhecida pela Casa dos Talhos


Ainda em Brunhido, a casa da Audiência. O edifício onde funcionavam os Serviços Oficiais ao tempo do concelho de Brunhido. Esta casa também está parcialmente demolida. Consta que o seu actual proprietário tem a intenção de manter a mesma fachada.

Uma arqueitectura  do princípio do séc. XX em Carvalhal da Portela. Foi uma grande casa agrícola e o seu último proprietário, chamava-se Flórido Ferreira dos Santos. Hoje pertence a um dos dois herdeiros, mas não sei quem. Para o efeito pouco interessa agora. Ainda está de pé.

Uma casa com uma original fachada de apresentação, de mosaicos que cobrem a parede frontal. Dos herdeiros de Joaquim Ferreira Rachinhas, em Carvalhal da Portela.


Esta foi a residência de Joaquim Ferreira Rachinhas, de Carvalhal da Portela. Uma casa agrícola de relevo. Aqui residiu o arqueólogo que dirigiu os trabalhos das escavações e outros estudos arqueológicos do Cabeço do Vouga, recentemente falecido.

Uma outra casa colocada em local estratégio da época, para o desenvolvimento da actividade agrícola, ou seja, no meio do campo. Está no sítio denominado Boiça, cujo último proprietário foi  Augusto Fonseca Nogueira, ali residente e falecido e actualmente propriedade dos seus herdeiros.



Uma das casas mais representativas da freguesia, pelo seu estilo e antiguidade, (finais do séc. XVII, princípios do séc. XVIII) ainda em bom estado. Sita em Arrancada do Vouga, ali reside o seu proprietário que é o Sr. Alberto Henriques. Esta casa foi ainda propriedade do Visconde de Aguieira e nela se desenrolou uma parte da história das Meninas Mascarenhas.


Um dia, ao descer de Fermentões, ja quase ao fim da tarde, proporcionou-se ali uma visão apropriada para fotografar a encosta do lugar das Cavadas. Não estando com muita qualidade, dá a ideia de uma panorâmica daquele lugar.


O lugar da Veiga tem também algumas casas antigas. Esta é uma delas, onde residiu o Sr. Ângelo de Almeida Carvlhoso, onde se fabricava o famoso e maravilhoso pão da Veiga, além de outras casas.

Também uma das mais famosas casas da freguesia, pela arquitectura e pela história. Está situada no Sobreiro. Pertence aos herdeiros do sr. Joaquim Rodrigues Arede. Aqui residiu e tinha a sua agricultura Joaquim Mascarenhas de Mancelos Pacheco, o pai das Meninas Mascarenhas, que esteve na origem da famosa história que todos conhecemos.

Na Rua Conselheiro Rodrigues Bastos, ali a seguir ao cruzeiro de Arrancada, estão algumas casas  a merecer uma atenção pela sua antiguidade e arquitectura.

Esta casa merece uma referência especial, como as restantes. Está em Lanheses. O último residente, segundo creio, foi o sr. Alexandre Quaresma. Foi uma casa agrícola marcante neste local.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...