Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Junta de Freguesia na história - 3

Sessão de 24 de Abril de 1898
Restauração da imagem do Senhor dos Remédios
- Veiga -



Capela do Senhor dos Remédios e Nª Sª das Pressas-Veiga

A acta da sessão da Junta de Freguesia realizada na data que aqui está encimada, dá conta de que naquela altura terá sido restaurada a imagem do Senhor dos Remédios, na capela da Senhora das Pressas, na Veiga. É curiosa esta redacção, que diz:

«Aos 24 dias do mez de abril de mil oito centos e noventa e oito, pelas nove horas da manhã, n'esta casa da fabrica da freguezia de Vallongo, se reuniu o presidente da Junta de parochia da mesma freguezia, João António Nunes Callado, parocho da freguezia, com os vogaes José Gomes d'Almeida e Silva, Antonio da Fonseca Vidal e commigo secretario João Baptista Fernandes de Souza, os quaes, sob a presidencia do primeiro, se constituiram em sessão ordinaria.
E logo, depois de aberta a sessão, ponderei eu secretario, que tendo pelas, digo, mendigado das pessoas principaes da freguezia esmolas para uma tunica do Senhor do Remedio da Veiga, e tendo conseguido donativos sufficientes para esse fim, foi effectivamente comprada a tunica e mandada bordar a fio de ouro por Dona Adelaide de Paula Quaresma d'Arrancada; e constando que na capella da invocação do Senhor, digo, da invocação da Senhora das Preces, da referida Veiga, onde se acha tambem a imagem do Senhor do Remedio, ha algum rendimento de offertas, e que esse rendimento pode agora crescer com o asseio da mencionada imagem do Senhor do Remedio, devia esta Junta, no cumprimento das suas attribuições, fazer entrar no cofre todo esse ...» (não tenho mais fotocópia desta acta, mas facilmente se sabe que o restante diz respeito ao rendimento que o restauro da imagem poderia proporcionar.)

*****

O que se pretende aqui deixar expresso, é o pormenor da "mendicidade" que existiu para restaurar a túnica do Senhor dos Remédios, que o secretário, naquela acta, "teima" em chamar-lhe "Senhor do Remédio". Não há mal nenhum, que não seja só talvez um hábito daquele tempo.
O que não sabemos é se a túnica actual que bordeja e cobre a imagem do Senhor dos Remédios, ainda será a mesma de 1898. Se for, é lógico que tem mais de cem anos. Se houver alguém que saiba, pode aqui dirigir-se e acrescentar ou corrigir o que for necessário.
É evidente, como se tem dito, que procuramos respeitar a ortografia da época.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...