Os terrenos baldios
Já aqui foi contada a história dos baldios da freguesia de Valongo do Vouga. Como anteriormente dissemos que colocávamos o conteúdo dos assuntos tratados na acta da sessão de 26 de Abril de 1914 todos seguidos, aqui se transcreve o segundo caso daquela sessão, que seria o indício de se andar a mexer no assunto dos baldios.
.......
.......
Panorâmica do campo do Ouvedo. Ao fundo os montes fronteiriços com Sever do Vouga, Talhadas, etc.
«Um ofício da Câmara Municipal de Águeda, acompanhado da cópia da parte da acta da mesma Câmara, da deliberação tomada sobre os baldios de Valongo e Macinhata em sessão de dezassete de Dezembro de mil oitocentos e oitenta e três, e em cuja deliberação foram os baldios desta freguesia e da de Macinhata considerados paroquiais, para todos os efeitos legais. A Junta ficou ciente.»
A propósito e como já contámos, o prof. João Baptista Fernandes Vidal, menciona em roda-pé no Código de Posturas da Junta, aprovado em 1947, esta nota interessante, que recordamos: "A questão da posse dos baldios já vinha de longe e já no tempo da Monarquia, em 1883, uma Câmara houve que deliberou considerar paroquiais os baldios de Macinhata e Valongo. Mas outra Câmara veio (1) que anulou aquela deliberação, por inconsistente, e os baldios continuaram na posse do Município."
........
........
Este um dos assuntos que fez mexer muito as influências daquele tempo, até que ao prof. Vidal surgiu uma ideia providencial: comprar os baldios à Câmara. Assim foi feito, provocando, naquele tempo, inúmeros benefícios e vantagens. A história já foi por aqui contada em pormenor.
*****
(1) - Encontramos na acta de 26 de Abril de 1914 o indício de que uma Câmara deliberou conceder os baldios ao domínio da Junta de Freguesia, mas ainda não chegamos à acta em que esteja historiado o problema da aquisição e da respectiva escritura. Como contamos estes pequenos factos seguindo de forma cronológica as respectivas actas, havemos de encontrar, na data dos acontecimentos, o que constar àcerca dos baldios, comprados por escritura de 5 de Janeiro de 1917. Já não está muito longe da data desta sessão...
Sem comentários:
Enviar um comentário