Powered By Blogger

sábado, 21 de agosto de 2010

Coisas e Loisas - 23

Uma visita Pastoral
Um casamento celebrado


Largo de S. Miguel-Aguieira. Vista do lado da capela para a estrada.
Ao fundo, à beira da estrada, na direcção do carro estacionado, a casa onde vivia a Maria

Desfolho, de vez em quando, o jornal paroquial «Valongo do Vouga», a que tenho feito referência em post's anteriores. Desta vez olhava para uma minuciosa descrição da visita Pastoral feita de 16 a 26 de Dezembro de 1979, era bispo titular da Diocese de Aveiro o saudoso D. Manuel de Almeida Trindade.
Sobre este Homem e Bispo, muito havia a dizer. Mas quedemo-nos aqui apenas para recordar um episódio.
No dia 19 de Dezembro, D. Manuel foi fazer uma visita a uma unidade fabril, já extinta, na qual fui «encarregado» de servir de guia. De seguida foi visitar doentes na Aguieira e, entre eles, como menciona o número do jornal de Janeiro de 1980, está o nome de Maria Matilde Vidal Marques.
A «Maria» como era conhecida, cedo ficou bastante doente. Mas vivia em união de facto com Manuel Marques Branco, uma pessoa que nos habituamos a respeitar, por variadas razões que só a nós diz respeito.
D. Manuel Trindade foi visitar a Maria. Foi uma visita, ao que se constou na altura, muito divertida e alegre, como era a Maria que, mesmo doente e sem se poder deslocar, fazia e espalhava em cada dia e com quem convivia, uma alegria esfusiante e atractiva.
Pelo desenrolar da conversa, terá sido abordado, com naturalidade, a situação em que ambos viviam. D. Manuel, não descurando a sua posição e postura de pastor e evangelizador, terá sido surpreendido pela proposta de que o Manuel e a Maria receberiam com agrado o Sacramento do Matrimónio se fosse o Sr. Bispo a presidir.
Feita proposta, de pronto D. Manuel aceitou.
Foi apenas necessário cumprir as formalidades habituais, arranjar agenda nos compromissos do então Bispo de Aveiro para que a cerimónia do seu casamento religioso fosse cumprido, conforme aquela proposta.
A Maria, em 17 de Novembro de 2000 deixou de fazer parte do número dos vivos.
Este o facto que gostaria de partilhar, como resultado da visita Pastoral do então Bispo de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, feita à freguesia em Dezembro de 1979. Este ilustre e bondoso Bispo de Aveiro faleceu em 5 de Agosto de 2008 e as suas exéquias celebradas na Sé de Aveiro no dia 7 deste mês, nas quais participei integrado num grupo de animação litúrgica.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...