Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Junta de Freguesia na história - 52

Os prejuízos do camião

Desperta alguma curiosidade o conteúdo da acta da Junta de Freguesia de 25 de Janeiro de 1914. Atentemos apenas no trânsito então existente. E atentemos também no que eram as estradas para, apenas um camião, provocar tanta preocupação. Ou seja, temos aqui um pouco da vida de então e as condições existentes. E como as comunicações já eram consideradas de muita importância. Quanto a estas, penso que no caso do nosso país, todos acordaram muito tarde. Mas melhor que as considerações que agora se possam apresentar, vamos apreciar a redacção deste caso relacionado com os prejuízos do camião das minas do Vale do Vouga. Diz assim a acta referida:

«Atendendo aos prejuízos causados pelo actual camion (1) das Minas do Vale do Vouga, não só tornando intransitáveis as estradas por onde passa, mas também danificando as construções e possivelmente as adegas situadas à beira das mesmas ruas, resolveu esta Junta representar superiormente para que lhe seja vedadoo trânsito.»

Antiga Lavaria das Minas das Talhadas
In blogue EDM-Empresa de Desenvolvimento Mineiro

Como já foi referido, era apenas um camião. Se fossem vários, então os prejuízos nas estradas seriam enormes. Note-se ainda um facto, para o tempo, talvez inédito. Referir-se aos hipotéticos prejuízos que causavam nas adegas situadas à beira das ruas por onde passava este camião.
O problema é colocado com alguma reserva, mas actualmente os enólogos sabem que os vinhos necessitam de ambientes sem trepidações e outras vibrações para um perfeito e bom estágio nas  vasilhas e não só. Quer isto dizer que as trepidações do tal dito camião era considerado relativamente violento e abanava as vasilhas e o vinho nelas contido, quando o mesmo passava pelas ruas.
Poderá causar alguma dúvida a identificação das minas. Onde se situavam as Minas do Vale do Vouga? Será que as Minas das Talhadas eram assim conhecidas? 
Era efectivamente assim, e cito esta situação porque talvez exista muito boa gente que conhece aquelas minas apenas como Minas das Talhadas. Até encontrei aqui estudos recentes que as minas já proporcionam apesar de terem sido fundadas nos finais do século  XIX. E citam a questão da agricultura em Águeda, que as minas prejudicavam acentuadamente. E foram motivo de revolta popular...
Será bom recordar estas coisas... Veja este site...


(1) - Tratava-se de um «grande carro que causou a admiração de todos quantos o viram, por se parecer com as máquinas dos comboios do Vale do Vouga» (Soberania do Povo, 17/2/1912).
Ver o site antes citado, pág. 287.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...