Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Coisas da Guiné - 27

Guiné-Bula em 1964, com um macaco cão

Ao desfolhar umas fotografias, que ainda não se desfizeram e que têm também um mínimo de condições de visualização, escolhi esta para dizer algumas coisas sobre o tempo passado na Guiné.
É evidente que quem, como nós, lá chegava, sofria um forte choque provocado por várias circunstâncias. O povo, o seu modo de vida, a variedade de etnias que, algumas delas, ainda conviviam entre si, mas pouco, o ambiente geográfico completamente estranho e novo, o clima, senhores, aquele clima, que pouco a pouco nos danificava os corpos, e fundamentalmente toda a flora ali existente, nela vivendo toda a casta de animais.
Costumava dizer-se por lá, que entramos a conhecer, por exemplo, aves que nunca tínhamos visto, e que saíamos sem saber se as tínhamos visto todas. Porque todos os dias víamos uma ave nova. E depois, nesta vasta variedade admirável, principalmente animal, os alegres macacos. estes mamíferos da ordem dos primatas (com excepção do homem, diga-se) eram e foram sempre os atractivos principais de todos os que, desta terra à beira mar plantado, aportavam a terras de sangue, suor e lágrimas, como dizia o eminente escritor Armor Pires Mota.
Também cheguei a ter um primata, feminino, que veio comigo até Lisboa. Ainda antes do desembarque e vendo que me seria difícil fazê-la acompanhar-me, acabei por oferecê-la a um camarada de armas. Era a "Maria Albertina", que ainda hoje lembro.
Cheguei à conclusão que talvez tenha sido esta a melhor solução e destino a dar ao animal, porque, vivinha da costa, lá foi com o meu companheiro de viagem. Qual não teria sido a minha situação, no que se refere à afeição que lhe dedicávamos, se ela viesse depois, um dia, tal como qualquer ser vivo, a morrer?
Não sei. Só sei, hoje, que foi melhor assim...
O da foto, era um macho conhecido, vulgarmente e popularmente entre os militares, por «macaco cão». Mas pertencia a um colega meu de Bula, para onde fomos destacados em 1964.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...