Powered By Blogger

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Junta de Freguesia na história - 14

Nova Escola Primária


Primeiro edificio da Escola de Valongo

Já foi feita uma alusão à acta da sessão de 28 de Maio de 1905. Nesta acta está uma deliberação, como já referido, na urgência de colocar em arrematação as obras a fazer nos muros do adro da igreja e o retelhamento (arranjo do telhado).

Mas nesta acta consta também um dado histórico e que denuncia, de certa forma, as necessidades que envolviam diversos sectores de actividade, neste caso o da educação. Melhor que a história contada por palavras próprias, vejamos a redacção da acta que no que ao assunto diz respeito:

«Em seguida, disse mais o mesmo presidente que o Excelentíssimo Senhor Conde d'Agueda, senhor da casa d'Aguieira, d'esta freguezia, o auctorisára a offerecer a esta Junta o terreno necessário para se construir uma casa para as escolas primárias d'um e outro sexo, n'um dos seus predios em Arrancada; e ponderou que, achando-se em pessimo estado as casas em que actualmente funcionam as duas escolas, o valioso donativo d'aquelle benemerito era um beneficio para esta freguesia, que ella jamais poderia olvidar. E a Junta, conformando-se com as considerações do seu presidente, deliberou não só lançar n'esta acta, em harmonia com toda a freguezia, digo, em harmonia com o sentir de toda a freguezia, o seu profundo reconhecimento para com aquelle illustre e benemerito titular, mas também representar (talvez se quereria dizer "apresentar") a Sua Magestade El-rei, pedindo a construcção da referida casa d'escola, para os dois sexos, e offerecendo o serviço braçal para esse fim, até á importancia de quarenta mil reis.»

Pena é que a acta não descreva qual o terreno e a sua implantação. Diz apenas que é um terreno sito em Arrancada. Não pormenoriza mais nada que possa identificar actualmente a sua localização. Mas vamos pesquisando e vendo...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...