Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um gesto de civismo e cidadania

Primeiro secretário do consulado


Todos sabemos que há muitas pessoas em cargos importantes da vida nacional, empresarial, académica e não sei que mais, todas elas naturais da freguesia de Valongo. E em áreas importantes e de grande impacto, demonstrando, por isso mesmo, grandes capacidades e grangeando prestígios importantes.
Ontem, dia 15 de Julho, encontrei um amigo, que todos certamente conhecem, de seu nome Porfírio da Silva Resende. Mora na Rua do Espírito Santo.

Porfírio Resende no exercício das suas novas funções no dia da sessão solene da elevação a vila
(Foto Filipe Vidal)

Também ele, no estrangeiro, passou por uma destas situações, que a seguir descrevo. Penso que pela posição geográfica da sua residência, no nosso encontro casual de ontem, brincámos, como é sempre nosso apanágio, com as coisas que a vida nos proporciona ou nos proporcionou. E veio à baila um facto interessante, quando lhe disse que ele, tendo desempenhado um cargo importante no consulado de Portugal nos arredores da capital francesa, mais concretamente a 14 Kms. de Paris, se via de repente, perante um cargo que lhe foi solicitado pelo presidente da Junta, Carlos Alberto Carneiro Pereira, que é o de içar e arrear as bandeiras na sede da Junta de Freguesia. E isto segundo o protocolo a que estas coisas obedecem, porque a sua posição na haste não obedece ao acaso ou à vontade de quem as coloca de manhã, e de as arrear à noite.
Como estes factos não são muito conhecidos, lembrei-me e disse ao meu amigo Porfírio Resende que iria brincar aqui um bocadinho, com esta coisa, mas vendo o lado sério da questão, realçando que na aposentação das suas funções e de uma vida de trabalho por que passou, tem, quanto a mim, não um valor simbólico, mas uma tarefa de civismo e de cidadania. E não é remunerado...
Desculpe meu caro Porfírio. É que me esqueci e só agora verifiquei que ontem, dia 15 de Julho, era dia do seu aniversário. Senão faríamos outra festa.
E posso acrescentar que no dia anterior - 14 de Julho - era também dia de aniversário, mas do meu embarque para a Guiné, no ano de 1963.
Coisas do arco-da-velha... que a vida nos proporcionou...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...