Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Valongo antigamente - X

Imagens de outrora
O palacete da Quinta da Póvoa


Palacete da Quinta da Póvoa, poucos anos após a sua construção

A história deste palacete e da respectiva quinta já por cá fora contada.
A respectiva fotografia também foi digitalizada, de uma publicada no jornal paroquial «Valongo do Vouga».
Mas esta situação é diferente. Diferente na fotografia, no ângulo e naquilo que se pode ver, apesar das más condições da fotografia, enaltecida pelo vinco que o papel entretanto sofreu e que lhe dá um aspecto um tanto quanto esquisito.
Lembramos que este palacete foi mandado construir por Leandro Augusto Martins, que tinha regressado, no princípio do século XX, à sua freguesia, vindo do Brasil.
Foi também um filantropo, que ajudou na construção das escolas primárias, cujos edifícios existiram em Arrancada do Vouga. Este edifício, sem luz eléctrica naquele tempo, tinha instalação e era abastecido por um gerador que o seu proprietário tinha adquirido e que, além de fornecer energia à casa, dava ainda para fazer funcionar um receptor de rádio... o luxo do tempo...
De enaltecer a posição da foto, de forma frontal, que tem um âmbito mais abrangente e definindo concretamente a sua apresentação e o que era a construção feita naquele tempo. Do lado ireito é perfeitamente visível o cata-vento, do qual já só existe a parte de construção civil. O que era proveniente de ferro, já desapareceu. Mas o local ainda lá está.
Também se devem enaltecer as árvores então existentes e dá para perceber que as mesmas têm aspecto de terem sido plantadas há já bastante tempo.
Esta fotografia foi-nos cedida, como temos dito, pelo Filipe Vidal.




Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...