Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Junta de Freguesia na história - 68

Problemas de 1914

Voltamos às histórias da Junta de Freguesia, do ano de 1914, e verificar o que eram algumas actividades políticas do tempo, como a seguir se demonstra. De recordar que estava a germinar e a dar os primeiros passos o regime republicano que se tinha implantado e, conforme a história o demonstra, ao qual o povo aderiu. Pelo menos a maior parte, com certa esperança e grande «carga» em se concretizar a fraternidade, solidariedade, a igualdade e a justiça.
De realçar que estaria nesta deliberação alguma réstea de censura e de saber, pelas actas, o que se passava. Isto dizemos nós. Ora vamos transcrever:

«...depois de lida, aprovada e assinada a acta da sessão anterior, procedeu-se à leitura do expediente, que constava do seguinte:»
« - Uma circular da Direcção Geral da Administração Política e Civil do Ministério do Interior, pedindo para que os resumos das actas desta Junta sejam também enviadas ao Secretário Geral do Governo Civil; foi deliberado dar cumprimento a este pedido.» 


Governo Civil de Aveiro na urbanização antiga
Praça Marquês de Pombal (Foto obtida da Net)

A seguir vem um pedido, no mínimo um pouco estranho, mas atendendo às condições de organização existentes, parece que nada mais restava que, para se fazerem previsões, tinham de ser as Juntas de Freguesia a fornecer números que pudessem constituir a estatística do tempo. Entendia-se e aceitava-se que assim fosse... em comparação com aquilo que hoje é possível fazer-se e saber-se em poucos minutos. Atente-se na generosidade e preocupação da resposta. Eis a transcrição:

« - Uma circular da Câmara Municipal de Águeda, pedindo para se fazer a estatística da quantidade aproximada de legumes e cereais existentes nesta freguesia, bem como da produção provável das próximas colheitas; foi deliberado proceder imediatamente a esses trabalhos a fim de informar superiormente.»

Nesta sessão consta ainda uma notícia sobre as escolas de Arrancada a qual se reporta a Leandro Augusto Martins, que daremos conhecimento proximamente.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...