Powered By Blogger

sábado, 29 de janeiro de 2011

Valongo antigamente - IX

Imagens de outrora
A ponte do Marnel



Abunda história sobre as pontes do Marnel. De uma, apelidada de medieval, com todas as características dessa época, «serve campos de cultura», como se lê no Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro - Zona Sul, Lisboa - 1959. E acrescenta esta obra: «As siglas mais características são de certo tipo de letra dos fins medievais.»
«Estes sinais e certa expressão do documento referido atrás levam a crer que tivesse havido uma reconstrução na altura da do Vouga, a do norte. A ponte era mandada fazer no "rio de Vouga e sull". Esta expressão "sul" (se o documento foi lido convenientemente) deverá referir-se à segunda ponte, à do Marnel.» lê-se ainda na referida obra histórica.
Ora, se a situação exposta não for confundida por algum distraído, certamente que perceberá que nos estamos a referir à ponte sobre o Marnel, onde actualmente passa o IC2 (ex EN1). A placa lá existente e que temos reproduzida na barra lateral, certamente que identifica as possíveis dúvidas da ponte a que esta foto se refere.
Não sabemos quando foi obtida, nem se sabe qual a época em que se situa. O que sabemos é que é a ponte sobre o rio Marnel, a sul da actual ponte sobre o Vouga, nomeadamente a que substituiu a anterior e que profusamente está descrita na obra citada antes. Aliás, há uma inscrição manuscrita na foto acima apresentada... que lhe chama «Ponte Nova do Marnel»!
E é mais um naco de história, que se deve o Filipe Vidal.
Claro que esta situação não é de Valongo antigamente... mas da freguesia de Lamas, antigamente...

Parece que só nos restam mais três fotos para completar esta série. E curiosas!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...