Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Valongo antigamente - II

Imagens de outrora


Andam por aí pessoas das minhas considerações a pedir para voltar aqui com mais fotos do antigamente da freguesia.
Aqui estou para fazer a vontade... mas nada de excessos!!!!!!!!!
A foto que aqui está, reproduz uma situação já não existente. É em Arrancada e trata-se da antiga capela de Nossa Senhora da Conceição. Este edifício existia antes do actual e ficava colocado, virado para nascente - como é da tradição nos altares dos templos e cuja explicação fica para uma outra oportunidade - ao longo da estrada que vai para o Santo António e de cujo espaço hoje resta apenas um pequeno largo, junto à agência do Finibanco, ali próximo da parede que identifica ainda o que foi um estabelecimento comercial de Adjuto de Almeida Matos, Sucessor (salvo erro, estou a citar de cor).
É de realçar ainda que da capela a que se refere esta fotografia, existe um desenho feito nos mosaicos que estão à entrada da actual e que Souza Baptista pretendeu que não desaparecesse a imagem do que era essa antiga capela, da invocação de Nossa Senhora da Conceição. Esses mosaicos tenho-os em fotografia.
Para contemplar a curiosidade - como disse - de alguns, aqui fica a foto dessa capela e dos mosaicos que a retratam. Ficam para depois, também com alguma história, as restantes fotografias.
Ao Filipe, e de cada vez que aqui postar uma dessas fotografias, renovo sempre os meus agradecimentos.
Como é de elementar ética e justiça.


1 comentário:

Lucilia disse...

Essas pessoas agradecem vivamente a sua boa vontade em partilhar, momentos e imagens, tão importantes da nossa Freguesia!
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...