domingo, 16 de janeiro de 2011

Valongo antigamente - III

Imagens de outrora



Uma imagem da freguesia de Valongo, de outrora, leva-nos a apresentar esta, muito antiga, provavelmente do princípio do século XX, e centrada no lugar de Aguieira.
Por curiosidade, além desta imagem, que a gentileza do Filipe Vidal me fez o favor de facultar, abaixo apresento uma outra, da minha autoria e não há muito tempo obtida com equipamento meu.
Veja-se a diferença! Que não é muita...
Esta habitação, de cuja construção pouco ou nada sei, posso contudo confirmar que nela residiu o Dr. Mário Pinho e sua esposa, D. Aldina.
Este casal tinha, entre seus filhos, o muito conhecido Carlos Pinho, que residiu muitos anos em Albergaria-a-Velha e há pouco tempo falecido. O homem que mais pedalou com a sua bicicleta e que dela muito falava. Era o seu transporte habitual entre aquela vila e Aguieira, onde se deslocava frequentemente. Uma outra actividade muito a seu gosto, era a venatória.
Era fácil encontrá-lo em fotografias antigas com outros caçadores.
Por agora é isto que deixamos àcerca desta fotografia de Aguieira, onde é visível um pouco da parede da capela de S. Miguel (antiga), do lado esquerdo da foto. A habitação que se encontra junto à casa do Dr. Mário Pinho terá sido demolida, uma vez que não a cheguei a conhecer. No mesmo local foi ampliada esta casa, nscendo ali uma área ajardinada, bem como uma espécie de marquise ou estufa. Como é visível na foto actual.
Saliente-se ainda as ameias, que deixaram de existir, bem como o ambiente envolvente, completamente diferente entre ambas as fotografias, o que é natural.


Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...