Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Hino da Soberania

Clique na imagem para aumentar

Já que estamos em maré é de hinos, vai mais uma história sobre os mesmos. No meio de uma pasta de arquivo com coisas sobre história, sobre folclore e outros papeis que parecem ser de pouca importância, encontrei uma folha fotocopiada, já recortada, porque alguém lhe retirou alguma coisa de interesse, com uma partitura musical, cuja composição, como se pode ver, é o «Hymno da Soberania do Povo».
Esta composição musical, cuja autor terá sido um «José d'Águeda», talvez um pseudónimo, como se diz no recorte do jornal a seguir apresentado, tem, do lado direito, no final da música, em letras miudinhas, a data de 1-1-904.
Isto quererá dizer que esta composição terá sido feita a propósito ou de propósito para assinalar um dos aniversários deste mais antigo semanário do país, que, como se sabe, foi fundado em 1 de Janeiro de 1879.
A referência a este facto e a publicação da composição musical decorreu no número de 1 de Janeiro de 1979, data que aniversariava e assinalava a entrada nos cento e um anos de publicação e existência. Fica por aqui para os desconhecedores e mais distraídos, o que constitui um documento histórico e, talvez, a singularidade que representava, muito raro neste género de organizações, que era a existência de um hino composto especialmente para o jornal. Curioso ou não, isto é um naco de história daquele periódico, como muitos que por aí abundam.
Mas falta um pormenor que desconhecemos. É a letra do Hino. Se a encontrarmos, como aconteceu com o Hino de Águeda, aqui voltaremos.
Com os meus parcos e defeituosos ou nulos conhecimentos de música vou tentar traduzir a sonoridade da melodia. Porque de outro modo a mais não me atrevo...
 
Recanto de Águeda-Um aspecto da Praça do Município
 
 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...