Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

TOCA A RASGAR! V

PASSAGEM DE MODELOS

Dedicamos cinco capítulos a alguns números de um espectáculo realizado em 1980, no qual participámos com outros companheiros, como temos referido.
O último número desse espectáculo consistia numa passagem de modelos, com bastante sátira e graça, não só na apresentação, como nos comentários feitos a cada um deles. Só podem ser avaliadas na presença simultânea do texto e das indumentárias. São esses comentários que tínhamos guardado e que agora rescrevemos. Resta esclarecer que os mesmos eram apresentados por homens…

*****

PRIMEIRO: - Apresentado por “Becas”
MODELO: - Cinderela
COMENTÁRIO: - Reparem como um árabe se pode transformar numa maravilhosa “Chica”, isto graças às inspirações das costureiras de Carvalhal. O vestido de popelina debruado forma um contraste perfeito com os sapatos de pele de pinguim.
*****
SEGUNDO: - Apresentado por “Tónio”
MODELO: - Cokctaile (era assim que estava escrito)
COMENTÁRIO: - Maria Joaquina vai apresentar um modelo concebido pela tia Rita, tecedeira do Paço; consta de uma blusa de fioco sem mangas… decotada, que dadas as suas reduzidas dimensões, permite o realce dos seios mais volumosos, fazendo lembrar um colete de forças. A sua saia debruada a renda faz um maravilhoso contraste com as meias de vidro e com os sapatos de pele de andorinha, que permite um andar levíssimo.

*****
TERCEIRO: Apresentado por (não consta)
MODELO: - Para funeral
COMENTÁRIO: - À semelhança do que se faz em vários países, agora o luto é o vermelho. Esta ideia esteve presente na concepção do modelo e deste facto são provas evidentes a boina e as meias de vidro, contudo, para não ferir susceptibilidades mantiveram-se os padrões tradicionais europeus casaco de pele de burro manteve a tonalidade preta. A completar a homogeneidade do modelo elegante, saia plissada apoiada na estética pela maravilhosa mala de viagem.
*****

QUARTO: Apresentado por “Hermínia”
MODELO: De fadista
COMENTÁRIO: - Hermínia apresenta de seguida um modelo para o fado. O xaile drapejante contrastando com o seu semi-vestido às bolinhas, adquirem um ar gracioso dos grandes prados do deserto. É uma maravilhosa criação da Carpintaria da Veiga.
*****

QUINTO: - Apresentado por “Carlota”
MODELO: - Valonbro
COMENTÁRIO: - Apresentado por Carlota foi confeccionado pelo pronto-a-vestir Arrancadense, segundo modelo exclusivo da D. Apresentação Magalhães. Reparem que a saia dá para rodar, dizendo aos interessados que o que é bom é para se ver, dá para puxar aos ombros ficando o corpo totalmente à vontade. É mesmo uma gracinha…
*****

SEXTO: - Apresentado por “Felismina”
MODELO: - Para arrancar batatas
COMENTÁRIO: - Felismina apresenta um conjunto com características especiais de ventilação e refrigeração. Os botins, devido às rígidas condições de serviço, serão de carboneto de tungsténio. A saia de pele de galinha recortada, os óculos anti-infravermelhos e ultra-violetas são autênticas obras-primas da ergonomia. O colar de pérolas amarelas serve de camuflagem por se confundir com os malmequeres selvagens. Modelo concebido pelo pronto-a-vestir Pérola da Redondese.

*****

SÉTIMO: - Apresentado por “Auria”
MODELO: - De Verão (Moda para o Alfusqueiro)
COMENTÁRIO: - Auria, vai apresentar um conjunto de verão. Reparem na tonalidade do robe de estilo barroco, contrastando perfeitamente com a estrutura atarracada da personagem. O soutien foi desenhado pelo alfaiate José Pombo, sendo o calção original do Beco. Finalmente os óculos escuros e a mala de pele de crocodilo, colocam como que um ponto final no olho do modelo.

*****

OITAVO: - Apresentado por “Natércia”
MODELO: - Para travessia do deserto
COMENTÁRIO: - Natércia apresenta um modelo concebido nas Levegadas e foi inspirado na anatomia da avestruz. A camisa de alças perfurada e recortada na frente, permite realçar a barriguinha, além disso permite deixar liberdade para ingerir grandes quantidades de líquidos.
A saia de cotim leva um ramalhete de penas de peru… no… aliás na parte posterior que permite acompanhar um bando de avestruzes sem ser reconhecido.

*****

NONO (e último) Apresentado por “Olga”
MODELO: - Traje de noite
COMENTÁRIO: - Finalmente, Olga vai apresentar um extraordinário modelo levíssimo adequado para as noites quentes de inverno. Este modelo concebido pela boutique Linita, de Brunhido, consta de um robe cor de gladíolo e de um “baybidol” de um lilás fantasiante. A colmatar a subtileza do modelo, um esplêndido toucado branco estilo sopeira britânica. A vossa atenção para a Olga.

*****

Um pormenor final: Tenho em meu poder o papel onde se faziam as notas sobre a apresentação, mais conhecido pela cábula. Nessa cábula dizia que o apresentador do desfile era um conhecido e conceituado costureiro francês, vindo propositadamente de Paris, o grande costureiro François Le Duc-que, que domina muito bem a língua portuguesa, melhor que os actores brasileiros. E era feita esta interpelação directa ao “costureiro”:

-Monsieur François – Bonsoir - Dit moi - como veio até cá …
E acrescentava-se, não sei já a que propósito: - “O Agostinho é mais conhecido em França que o vinho do Porto”. Talvez tivesse a ver com o grande ciclista Joaquim Agostinho…
Isto digo eu…

Foto do elenco e do pessoal de bastidores

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...