Powered By Blogger

sábado, 28 de fevereiro de 2009

CURIOSIDADE DE SANTO ANTÓNIO DE SERÉM

Ao dar uma volta pelas fotos que por aqui tenho e com a intenção de alguma delas poder servir para ilustrar este blogue, deparei com uma que recolhi na igreja de Stº António, em Serém, quando por lá andei e que me despertou alguma curiosidade.

Trata-se de uma legenda que está escrita na pedra, no tecto da entrada daquela igreja e que a seguir reproduzo com a fotografia.

A curiosidade, como vão perceber pela foto, transformada em interrogação, havia de ter uma resposta. O que lá está escrito, pelo menos desde 1813, é em latim (que pouco conheço), mas que tem a ver, se repararem, com o "meu santuário" e indica logo a seguir qualquer coisa que remete para o livro bíblico conhecido por Levítico, capítulo 26, versículo 2.

E é que não me enganei (como se fosse muito difícil!) e lá parti para o Levítico, até chegar àquele capítulo e versículo e encontrei a resposta na Bíblia, mais conhecida pela Bíblia dos Franciscanos Capuchinhos e temos a seguinte tradução:
«GUARDAI OS MEUS SÁBADOS, E REVERENCIAI O MEU SANTUÁRIO. EU SOU O SENHOR» (Lev. 26,2)


Pode aquela gravação na pedra não estar completa, segundo a Bíblia. Mas é esta a resposta que eu procurava para a dúvida das letras gravadas na pedra do tecto da entrada da igreja de Stº António. Efectivamente podemos admitir, sem risco de exagero, que ali está o Santuário do Senhor. E quem gravou aquelas palavras, certamente sabia porque o fazia. Quanto ao resto, não me perguntem porque não percebo nada de latim...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...