Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

AS FRASES DA CASA DO POVO

A Casa do Povo de Valongo, como se sabe e já foi dito muitas e variadíssimas vezes, foi fundada pelo benemérito Joaquim Soares de Souza Baptista.
Este homem, que muitos de nós conheceu pessoalmente, era de uma visão muito abrangente e muito virada para os problemas sociais. Que, certamente, o constrangiam...
Guardo para melhor oportunidade uma abordagem sobre este tema, procurando não plagiar o tanto que já foi dito àcerca da sua acção benemerente e sempre indiferente relativamente às pessoas a quem o fazia.

Hoje, ao mexer nas fotografias que aqui estão, dei conta e relembrei algumas das frases incisivas, coerentes, muito objectivas no contexto, conteúdo e interpretação que pretendiam transmitir às pessoas dos anos quarenta (e posteriormente) e que estão afixadas, indelevelmente, na cerâmica dos seus mosaicos, a sua actualidade na época e de mais actualidade agora têm, cujos factos andam por aí à vista desarmada!

Novas instalações administrativas e loja de produtos agrícolas

Hei-de dedicar-me a esse pormenor das frases, mas agora fiquemo-nos por aquelas que estão inseridas no painel ao lado que ilustra este blogue, que a foto não deixa visualizar, logo a seguir ao título VALONGO DO VOUGA, e que são as seguintes;



O QUE A TEUS PAIS FIZERES
O RECEBERÁS DE TEUS FILHOS


Depois, dentro do painel, debaixo de cada um dos símbolos respectivos:


PROTECÇÃO À ENFERMIDADE

PROTECÇÃO À MATERNIDADE

60 ANOS - PEDEM REPOUSO E PROTECÇÃO

ESCOLAS

RECREIO

SOCORRO RÁPIDO

CANTINA


Penso que resta acrescentar a este texto um factor importante; eram as situações que, naquele tempo, se poderiam chamar 'progressistas' e que Souza Baptista já as via na e para a sociedade.

Estas frases davam "pano para mangas" para uma dissertação no contexto de cada uma delas.
Que medite, quem quiser, no seu alcance e interpretação pessoal e social, que não estão ultrapassadas e/ou velhas, quer na sua actualidade, quer na sua aplicabilidade.

Isto digo eu...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...