Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

AGUIEIRA - DOIS LUGARES

O lugar de Aguieira, da freguesia de Valongo do Vouga, esteve dividido em dois lugares, como a maior parte das pessoas sabe.
Vamos explicar: administrativamente o lugar não era formado num só. As ribeiras de Viade e do Covão, que se juntam ali mesmo no centro do lugar, outrora o local de passatempos de jovens e adultos, era a divisão administrativa. Do lado poente ficava o lugar de Aguieira (concelho) e do lado contrário, até ao sítio onde se encontra o cruzeiro era o lugar de Aguieira, do concelho de Vouga.
Depois das ribeiras juntas numa só, vai pelo meio dos campos, dá «boleia» à ribeira do Pedrozelo e junta-se ao Marnel, próximo do apeadeiro de Valongo, quase à entrada da Boca, e pouco depois, também mais abaixo «entra na viagem a Ribeira do Beco, que das proximidades deste lugar, passa ao lado de Fermentões, beija o lugar de Lanheses e segue também em direcção ao Marnel.

É interessante a imagem seguinte retirada do livro “Corografia Portugueza, e descripçam topografica do famoso Reyno de Portugal – Tomo II – António Carvalho da Costa – M.DCCVIII”, no que respeita a Aguieira e que em intervenções anteriores a ele nos referimos:

Respeitando a redacção da época, o que aqui está escrito é o seguinte:
«Tem mais a dita Freguesia de Saõ Pedro de Val-longo, a villa da Aguieyra com cincoenta visinhos, & hũa Ermida de Saõ Miguel, & um Cruzeyro com hũa imagem de Cristo no fundo da villa. Tem Juiz ordinário, & dos Orfãos, Vereador, & Almotacel, que ambos saõ hũa vara, & Procurador confirmados pelo Corregedor da Comarca de Esgueyra, que he o de Coimbra. Dom Manoel de Azevedo e Ataíde he senhor dos foros, & reçoens da dita villa, & seu termo, que he ametade do lugar da Mourisca para o Nascente da dita villa, & para o Poente he da villa da Trofa, & Freguesia do Salvador della. Está a dita villa da Aguieyra metida entre o dito Concelho de Vouga do Norte, & Sul, & do Nascente parte hum ribeyro pelo meyo, que faz a dita divisaõ, o qual se mete no rio Marnel, ficando a villa da Aguieyra para o Poente, & o lugar da Aguieyra, que he do termo da villa de Vouga, para o Nascente.»

Esta é mais uma curiosidade histórica local, digo eu...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...