Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sobreiro

Casa e capela

Deambulava pelas leituras de livros, neste caso do Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Aveiro - Zona Sul - 1959, e reparei numa pequena descrição do lugar do Sobreiro, desta freguesia, que talvez não tenha aqui sido descrita. Achei curioso e eis essa descrição:

A casa e a capela que o texto menciona

«Na pequena povoação, já na zona de xisto, destaca-se esta casa, com aspecto de abandono. Construção da primeira metade do século XVIII, ainda de vãos rectangulares, as janelas de avental e todas as cantarias de granito. O maciço do corpo principal dispõe-se perpendicularmente à rua, tendo um outro na extremidade oposta, pequeno, cortando para a esquerda.
A este lado anexa-se a capela da mais antiga época, dedicada a Nossa Senhora das Necessidades, do século XVII. Plano rectangular e aspecto das ermidas regionais, com emprego de grês nas cantarias.
A entrada, de dintel e cornija, está acompanhada de postigos e óculo singelo; pirâmides dominam os cunhais e uma sineirita graciosa sobrepõe-se ao ângulo da empena. A servir de degrau, uma campa de granito mostra ainda algumas letras.
Retábulozinho do terceiro quartel do século XVII, de madeira dourada; quatro colunas a enquadrarem três panos, sendo elas caneladas e com os terços envolvidos de enrolamentos de acanto. Pequeno remate, com baixo-relevo de Jesus, José, Maria.
As esculturas não têm interesse, à excepção da padroeira. Letreiro na sua base esclarece: NOSA SRA DAS NECESSIDADES 1627.
Obra de calcário coimbrão que, sem ser de grande nível, é muito graciosa e rara. A Virgem dá o seio ao menino e sustém-no de modo a apresentá-lo graciosamente aos fiéis.
Uma campa elucida acerca dos antigos proprietários; a de D. Maria Mascarenhas Bandeira Teles de Mancelos Pacheco (31-VIII-1838; 7-XI-1855), mandada colocar pelo viúvo Joaquim Álvaro Teles Figueiredo Pacheco. Uma quadra singela completa o epitáfio da pobre senhora, falecida novinha.
O povo consagra grande devoção à imagem, pendendo das paredes ex-votos de cera, em grande número.»




Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...