A Escola Primária de Arrancada
EB1 de Valongo do Vouga - nº 2
Voltamos a mostrar, a partir de agora, mais alguns blogues e sites da freguesia.
Com modéstia ou não, o que é certo é que há alguém que os fez para serem vistos. E conhecer. O que é certo é que eles existem. E também é certo que alguém lhe vai dando - não com a frequência desejada - alguma actualidade.
E diz que está ali, que existe, que subsiste, apesar de tudo...
Aquelas obras últimas levadas a cabo no seu recinto, deviam vir para aqui, penso eu...
Mostrá-las e confirmar que, de vez em quando, ainda há alguém na Escola que se lembra destas coisas e vai fazendo. E pensando nos seus benefícios e beneficiários: as crianças.
Gostaria de aqui deixar uma imagem do que eram os edifícios anteriores a estes que o site mostra.
Se encontrar ainda por cá vão figurar.
E encontrei (os arquivos do meu equipamento informático estão muito desorganizados e desarrumados)
É que, esta escola, criou e ajudou a formar grandes HOMENS E MULHERES. Gostaria até de salientar que, na actualidade, neste local, há quem, em poema, faça lembrar a sua escola. Que não foi aquela a preto e branco, mas as salas actuais, há cerca de 24 anos!!!
Clique nas palavras assinaladas a vermelho. Vai ver e vai gostar de ler.
Esta foto pertence ao jornal paroquial «Valongo do Vouga». Neste local, estão agora as salas que o site mostra.
No cotovelo da curva, ainda actual, ficava o portão de acesso, um pouco à direita desta foto. Não era utilizado, porque os «inteligentes» daquele tempo colocavam a saída dos alunos, por esse portão, mesmo na curva da estrada. Nada mais errado, como é lógico. Havia dois edifícios iguais aos da foto, com duas salas cada e um vestíbulo entre ambas as salas. Este era da escola do sexo feminino e ficava ao longo da estrada em direcção da Arrancada, logo após a malfadada curva. O outro edifício, não visível aqui, ficava, também após a curva, marginando a via que ligava na direcção de Aguieira. Creio que é uma interessante recordação.
1 comentário:
É uma interessante recordação, não só para quem frequentou este bonito edifício, como para quem agora "conhece" uma outra realidade da escola que o (a) viu crescer.
Enviar um comentário