Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Valongo antigamente - XV

A homenagem ao Conde de Águeda


Esta foto, obtida na praça Conde Águeda, com o seu aspecto ainda antigo, frente à Caixa Geral de Depósitos actualmente, não diz respeito, exclusivamente a «Valongo antigamente». Mas tem muito a ver com a freguesia.
A sua cedência deve-se, mais uma vez, à gentileza do Filipe Vidal, pois pertencia a seu avô, o Inspector Gomes dos Santos, o qual está nesta foto, mas com algumas dificuldades na sua identificação. Pelo menos para mim, embora o tenha conhecido.
Há uma indicação, num apontamento já a esferográfica, com uma seta como que a querer localizá-lo, mas com algumas dificuldades e dúvidas. Isto porque, se é uma pessoa que usa óculos, nunca conhecemos o Inspector de óculos. Se é uma pessoa que está de óculos escuros, admitimos uma vez que esta homenagem ocorreu em pleno estio de 1957, tinha o Inspector Gomes dos Santos já os seus 57 anos! Por isso as duas setas vermelhas a assinalar estas dúvidas.
Esta foto foi obtida em 7 de Julho de 1957, data da inauguração do busto do Conde de Águeda, cuja data lá se encontra inscrita. Nesse mesmo dia o Dr. Manuel José Homem de Mello (seu filho primogénito) ofereceu um almoço na Quinta de Aguieira, que por aqui já historiamos, tendo sido também o dia do trágico e fatídico acidente com a automotora da CP, na pssagem-de-nível, na altura sem guarda, na estrada da Mourisca, que vitimou o Dr. Abel de Lacerda, quando se deslocava num Audi da época. Não sei se no mueseu do Caramulo há lá algum idêntico ou não.
Nesta fotografia, a pessoa que está diante dos microfones, será, sem dúvida, o Dr. Manuel José Homem de Mello. 
O Inspector Gomes dos Santos, estamos a tentar identificá-lo com aquelas setas.
Admitimos que é o primeiro, através da ampliação da fotografia. Foi o que fizémos...


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...