Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Blogues da freguesia - 14

Escola Primária de Valongo do Vouga
EB1 de Valongo do Vouga - nº 1




Na divulgação dos sites e blogues da freguesia, ficamos ainda pela área do ensino, mais concretamente das escolas, que constitui, com outras freguesias próximas, o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga.
Mostramos o que ainda é o site das Escolas EB1 de Valongo do Vouga nº 1.
Claro que não foi aqui, como já denunciei, que frequentei estas escolas. Uma curiosidade ressalta nesta freguesia grande. A sede de freguesia não foi dos lugares que foram contemplados, em primeiro lugar, com escolas. O primeiro lugar contemplado, como, certamente, todos saberão, foi o lugar de Arrancada do Vouga, para onde se deslocavam os alunos de Arrancada, Sobreiro (antigamente e depois de um interregno, também actualmente) Veiga, Aguieira, Aldeia, Póvoa e Paço.
A de Valongo, que passou a existir com aquele edifício pequenino e já velhinho, mas restaurado, sendo depois acrescido de outros edifícios de rés do chão e primeiro andar, conhecido pelo edifício dos Centenários.
Esta escola, passou a ter alunos dos lugares de Brunhido, Sabugal, Outeiro, Valongo, Carvalhal, Cavadas, Lanheses, Fermentões, Carvalhosa e Santa Rita. Lavegadas ou Levegadas, é um lugar quase extinto.
Penso que o lugar, no norte da freguesia, que primeiro teve uma casa que servia de escola, terá sido em Brunhido.

O endereço deste site é: http://www.eb1-valongo-vouga-n1.rcts.pt/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...