Esta uma fotografia, do saudoso, para mim, Manuel Rachinhas, o célebre caçador, que foi sempre tema de conversa nas tertúlias venatórias do concelho de Águeda. Esta foto devo-a à simpatia e generosidade que seu filho António Martins Rachinhas me proporciona, logo que lhe telefonei a perguntar se, por ele, havia algum inconveniente em recordar estas coisas de seu pai. Não perguntei aos restantes filhos, é certo, o que devia ter feito. Mas pelo que conheço deles e da estima e consideração que, recíprocamente, mantemos, penso que nada impede que todos o recordemos. E gostaria de trazer aqui outras histórias dele, até uma que li na «Soberania do Povo» que, se recordo bem, tratava-se de uma aposta entre caçadores e a mesma tinha como prémio uma das raposas que o sr. Manuel criava em casa e termina essa história com uma frase bastante jocosa sobre a raposa. Se a memória não ma atraiçoa, lembro-me que o sr. Manuel chegava a apanhar raposas e depois criava-as em casa. Este acrescento foi postado após o conteúdo escrito a seguir, face à fotografia que gentilmente me foi cedida pelo António.
*****
«Mas nesta breve revista às tropas, queremos lembrar ainda o Paula e o dr. Augusto Santos, que continuam mantendo os seus créditos, embora o último tenha sido um pouco prejudicado pelo receio que tem de que o Rachinhas o alveje na sua insaciável fome de coelhos.
Os srs. não conhecem o M. Rachinhas de Aguieira?
Tenho a honra de o apresentar à malta venatória. É o Átila dos coelhos, caçando, além disso, raposas, texugos e toda a caça de altanaria.
No último domingo, ele e um seu companheiro, Joaquim Adjuto, mataram 12 coelhos em poucas horas - façanha que para ele é trivial.»
Recordamos este facto ligado a uma pessoa, que conheci, que se pode considerar histórico.
Para os mais novos deixo, porém, uma pista familiar: sua esposa chamava-se Celeste Martins Nogueira e são seus filhos António Martins Rachinhas (Aguieira), José Carlos Martins Rachinhas (Cumeada), Manuel Augusto Martins Ferreira Rachinhas, já falecido (Covão), Cidália Martins Ferreira (Brunhido) e Joaquim César (Pedro) Martins Rachinhas, estrada Aguieira-Mourisca (Rua do Caminho de Ferreo-apeadeiro de Aguieira).
Sem comentários:
Enviar um comentário