Este apontamento justifica uma introdução.
No dia 20 de Agosto passado, publiquei dois apontamentos relacionados com os factos, que estão em livro, ao qual foi dado o título de «As Meninas Mascarenhas».
Penso não ser necessário repetir agora que a edição foi do Jornal «Valongo do Vouga» - Abril de 1984 - quem nele esteve envolvido, etc..
O que importa agora salientar e colocar em evidência é a forma desinteressada como algumas pessoas, que gostam disto e da nossa vila, colaboram desinteressadamente. Coloco neste lugar o meu amigo Filipe Vidal.
Estava eu a iniciar a colocação de alguma coisa no blogue, quando ouço um sinal sonoro indicativo que tinha chegado uma mensagem. Imediatamente fui ver e qual não foi o meu espanto que encontro ali duas fotografias, tiradas este fim-de-semana, pelo meu amigo Filipe, que se deu ao trabalho de passar por Vilar de Besteiros e fotografar o palacete onde residiu a família Bandeira da Gama, mãe e tios de ambas as meninas que foram causa e efeito desta história interessante e apaixonante para a época. As Meninas Mascarenhas.
Se bem pensei, melhor o vou fazer. Colocar aqui as duas fotografias dos apontamentos que publiquei em 20/8, e as fotografias agora enviadas pelo Filipe Vidal e, por elas, constatar o estado em que se encontrava aquela moradia histórica, e, após a recuperação feita, creio, pela Câmara Municipal de Tondela. A diferença é muita e o palacete é espantoso!
Estas duas fotografias finais, foram obtidas agora pelo Filipe Vidal. As duas primeiras já constam neste blogue e foram obtidas do site da EB1 de Vilar de Besteiros em:
http://www.eb1-vilar-besteiros-tondela.rcts.pt/index.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário