Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Casa do Povo de Valongo do Vouga - 25

Nos primórdios da fundação

Como já disse, os meus apontamentos carecem de alguma actualização. Servimo-nos deles porque também não estarão muito desviados da realidade histórica. Pequenos factos devem faltar.
Os primeiros sócios que constituíram a Mesa da Assembleia Geral, pelo que deixa antever a acta de 12 de Novembro de 1944, no período de 1942/1944, teriam sido Joaquim Soares de Souza Baptista, presidente e Manuel Gomes Correia Sereno, substituto.
 
Reprodução do painel, produzido na Fábrica do
Outeiro (Águeda), que simboliza toda a
actividade da Casa do Povo
Seguindo a cronologia, em 7 de Fevereiro de 1943, é realizada uma Assembleia Geral, na qual é aprovado o Relatório e Contas referente às actividades de seis meses de 1942.
Como é referido, em 12 de Novembro de 1944, pelas 16 horas, é realizada uma Assembleia Geral e um dos assuntos a tratar era a eleição do presidente da Mesa e vogal substituto, para o triénio de 1945/1947. Curiosa a forma como eram eleitos, a seguir descrita.
 
Presidiu à assembleia eleitoral (como era designada) o Dr. Augusto Gomes Tavares dos Santos, que morava ao tempo em Aguieira que, por sua vez, convidou para escrutinadores Urbano Valente e João Soares de Oliveira.
Parece que, de seguida, o sócio contribuinte João Martins Pereira propôs que fossem reconduzidos «os mesmos que actualmente vêm desempenhando aqueles cargos com muita distinção, senhor Joaquim Soares de Souza Baptista, presidente da Assembleia Geral e Manuel Gomes Correia Sereno, seu substituto.» Esta proposta foi aprovada por aclamação, ficando assim reconduzidos aqueles vogais da Mesa da Assembleia Geral para o triénio de 1945/1947.
 
Se estes foram reconduzidos é porque já desempenhavam aqueles cargos desde os meados de 1942. Confirma-se que Souza Baptista foi o primeiro Presidente da Mesa da Assembleia Geral, após a sua fundação. Porque não dispomos, no momento, de outros elementos, são de aceitar como credíveis estes factos.
O sistema de eleição tem outras curiosidades como depois se verá na acta da Assembleia Geral de 19/11/1944.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...