Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Casa do Povo de Valongo do Vouga - 23


História da fundação

 

1. - Estivemos aqui a verificar a lista das páginas publicadas e chegámos à conclusão que isto está muito mal organizado. Admira-se de ser eu a dizer isto? É verdade!
Numa dessas arrumações (como quando começamos a colocar os trastes a um canto com destino fatal para o lixo ou sucateiro). Neste caso, nem uma coisa, nem outra. O que está por cá, será para guardar até não sei quando...


Busto do Fundador, retirado
por precaução
2. - Entre alguns elementos de verificação e reorganização, ressaltam as páginas dedicadas à Casa do Povo (nem todas, porque muitas há dedicadas a outros temas ligados a esta Instituição da freguesia, que não sofreram qualquer mutação) e concluímos que temos por cá, no conjunto, com aquele título, vinte e três páginas a ela dedicadas. Se juntarmos outras que não têm aquele título, mas que se relacionam com a Casa do Povo, teremos muito mais de 30 páginas. E se tem tudo isto, é porque justifica a história que se foi construindo e que se pretende, com estes pouquinhos, relembrar.
 
3. - Para trás ficaram bastantes páginas com descrições, algumas inéditas, certamente, que vêm desde a fundação. Encontramos manuscritos nos nossos alfarrábios mais umas tantas curiosidades que não vamos deixar de partilhar. E a história que segue é muito ligada aos tempos da fundação, para a qual ainda se davam os primeiros passos.
Na página seguinte mostramos os elementos que estavam anotados nos ditos alfarrábios.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...