Powered By Blogger

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Valongo antigamente - XIII

A Fábrica da Lã

Voltamos a esta série, dado possuirmos motivos para isso. Pessoas amigas fizeram-me chegar este exemplar de uma fotografia, de 1964, que retrata uma actividade de uma grande empresa. A Fábrica da Lã, como era mais conhecida na freguesia e na região. Oficialmente, António Pereira Vidal & Filhos, Lda.
Foi fundada em 1928, por António Pereira Vidal Xavier, a quem há pouco tempo nos referimos.
A foto de que nos socorremos, já um tanto deteriorada, mostra um momento alto da sua actividade industrial. E dá para ver as pessoas (quem as conheça), o local e as tarefas.
Foi, das poucas empresas do concelho, uma das primeiras a utilizar e adoptar o que, em Recursos Humanos, se convencionou chamar de Manual de Acolhimento. Também participei na elaboração deste tipo de documentos internos das empresas.
Não será necessário acrescentar que o Manual de Acolhimento, não era mais que, numa pequena brochura, alguns aspectos relacionados com a empresa, a sua história, a sua fundação, organização, algumas instruções e até regulamento interno, desde que aprovado oficialmente. E esta brochura era entregue a qualquer trabalhador que fosse admitido. 
Porque é história e histórica esta situação, um dia aqui voltaremos, com o intuito único de relembrar o que foi de bom na e para a freguesia.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...