Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pessoas e factos

Escola de Arrancada

Um introito para este apontamento.
Ando de volta de jornais velhos, da «velha» Soberania do Povo, em pesquisa de elementos para um trabalho que será divulgado a seu tempo. Quem já fez este trabalho de pesquisa, sabe que acaba por perder mais tempo a ler alguns factos passados e encontra-os mais rapidamente que aqueles que pretende tratar.
Está a acontecer-me isso também. Já aqui fiz referência a uma destas situações anteriores. Por isso, deixo aqui mais uma dessas notícias que respeita a um ilustre conterrâneo. O tíltulo é mesmo aquele: «Escola de Arrancada». Isto está no número da Soberania do Povo de 8 de Fevereiro de 1930.

«Por haver sido o concorrente mais classificado (com 19 valores e 6 notas de bom serviço) foi nomeado professor da escola de Arrancada, sua terra e importante povoação do nosso concelho, o sr. Arménio Gomes dos Santos que dirigia a escola de Segadães e que é um dos mais distintos professores primários deste distrito.
O sr. Arménio Gomes dos Santos é diplomado da antiga Escola Normal de Aveiro. As nossas felicitações muito sinceras.»

A seguir, no número de 22 de Fevereiro de 1930, aparece outro apontamento, este já da responsabilidade do correspondente, quando a primeira notícia era da redacção daquele semanário.

«Em primeiro lugar cumpre-nos felicitar o nosso insígne colaborador Mário Vouga por ficar junto de nós exercendo as suas funções profissionais, exaltando assim o nome da nossa Terra.»

Há aqui um pormenor que interessa explorar. O Inspector Gomes dos Santos era assíduo colaborador da Soberania. Por esta pequena intervenção, fica-se a saber que usava o pseudónimo de «Mário Vouga». Se isto não estiver correcto, haja alguém que nos corrija.
E mais adiante, diz ainda o correspondente da Soberania do Povo, no número de 13 de Setembro de 1930.

«Já tomou posse da cadeira que lhe pertence numa das escolas de Arrancada, o nosso prezado amigo sr. Arménio Gomes dos Santos.»

Penso que são recordações já históricas e de quem fez história na sua freguesia. E que registo com agrado, para conhecimento dos mais jovens. Esta terra sempre foi rica de valores. E este é um deles. Não enalteço por outras razões que não sejam só, e exclusivamente, estas. Havemos de trazer outras curiosidades, já esquecidas na sua maior parte.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...