Powered By Blogger

sábado, 22 de junho de 2013

As Meninas Mascarenhas

O LIVRO - LXIV
 
A correspondência referida no post anterior, que foi transcrita pelo Dr. José Joaquim da Silva Pinho, constitui um total de 13 cartas, todas elas de Torredeita e, na sua maior parte, escritas por D. Maria Carolina Bandeira da Gama.
Uma vez que esta página cita situações de fidalguia,
fica esta imagem do brazão existente na parede do edifício
da Quinta de Aguieira, à entrada para os jardins do lado sul.
A última não tem data, mas a penúltima é datada de 18 de Maio de 1852. Relacionada com a data da carta que transcrevemos, foram vários meses de troca de correspondência, sem resultado.
De um lado, D. Maria Casimira propunha à sua prima de Aguieira, D. Ana Teles, a compostura das duas famílias mediante um acordo previamente negociado. De Aguieira as respostas eram vagas, com nítida intenção de protelar a situação.
Falecida D. Maria Mascarenhas, estava ainda em Aguieira a Casimirinha, que passaria mal de saúde. Isto mais afligiu sua mãe Maria Carolina. Dizia assim o Dr. Pinho:
 
«Os Bandeira compreenderam bem o plano de Aguieira e, mantendo-se na linha das súplicas e condescendências, cuidaram empregar outros meios.
Joaquim Álvaro tinha cometido uma grave falta.
Não tendo aparecido uma absoluta recusa à ida para um recolhimento da mãe e da filha, entrara em negociações para ser indemnizado das grandes despesas que tinha feito na emigração e nos conflitos das duas famílias.
Ele não devia nunca falar na questão de dinheiro.»
 
Se, por um lado, era verdade que essas despesas consideráveis existiram, esgotando o pecúlio valioso de D. Casimira de Rebordinho, seria um pormenor para ser tratado mais tarde, como mandava a boa regra da fidalguia.
Torredeita não tinha forma de recusar a Aguieira uma justa e elevada indemnização, se fosse restituída a Menina aos cuidados da mãe.
D. Maria Carolina representou admiravelmente o seu simpático papel, escrevia o Dr. Pinho. Ela pediu, suplicou, humilhou-se mesmo.
 
(Continua)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...