Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Casa do Povo de Valongo do Vouga - 29

Vida atribulada

Acabada de nascer, passava por algumas tribulações a prestigiada Instituição de beneficência, que Souza Baptista sonhou para, organizadamente, minimizar algumas carências das populações dos vários lugares da freguesia de Valongo, que então se faziam sentir, tal como hoje.
Símbolo de uma das actividades da Casa do Povo,
destacado do painel principal onde estão sinalizadas.
É que em 28 de Abril de 1946 realiza-se uma Assembleia Geral, pela demissão colectiva dos vogais da direcção que a compunham, José Henriques da Silva e Eduardo Vasconcelos Soares. O prof. João Baptista Fernandes Vidal, que era o presidente da direcção, não se terá demitido, porque apenas são referidos aqueles.
A nova direcção a eleger completaria apenas o triénio em curso e o plenário terá sido muito participado, pois estiveram presentes 86 sócios efectivos.
Mais tarde, verifica-se que os candidatos apresentaram-se com alguma força, distribuídos por duas listas concorrentes, a que foram dados os nºs. 1 e 2.
A lista nº 1, era constituída por Manuel Henriques Nogueira, António dos Santos Duarte (que foi secretário) e Gabriel Francisco Corga (para tesoureiro).
A lista nº 2, era composta por Elói Pereira Simões, António dos Santos Duarte e Joaquim Tavares Ferreira.
Uma curiosidade: António dos Santos Duarte (António do Ribeiro, de Brunhido), fazia parte das duas listas concorrentes.
Foram escrutinadores Jaime Rodrigues Branco e Joaquim Coutinho. A lista nº 1 obteve 66 votos e a lista nº 2 ficou-se pelos 20 votos. Repare-se que a soma corresponde ao número de presenças acima referido. Se a lista nº 1 foi a vencedora das disputadas eleições, o prof. Vidal ter-se-á desligado das funções de presidente da direcção.
É a primeira vez que surge uma acta de tomada de posse, que se verificou 30 de Junho de 1946, sendo a Mesa da Assembleia Geral constituída por Joaquim Soares de Souza Baptista, presidente, António Pereira Vidal e António Marques da Silva Paula, vogais.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...