Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Casa do Povo de Valongo do Vouga - 28

Nacos da fundação

Continuamos a apresentar alguns pormenores da vida desta Instituição, nos primórdios da sua fundação e enquanto nos sobram alguns apontamentos dessas histórias e dos factos que as constituíram e se encontram na sua génese.
Recordamos, desta feita, uma Assembleia Geral realizada em 23 de Dezembro de 1945, para eleição do vogal da Mesa da Assembleia Geral, por falecimento do Sr. Manuel Gomes Correia Sereno.
A mesa eleitoral foi constituída pelo Dr. Eduardo da Silva Bastos, que presidiu, e por João Soares de Oliveira e Eduardo Vasconcelos Soares, escrutinadores.
Antes de convocar o escrutínio o presidente da direcção Sr. João Baptista Fernandes Vidal propôs para primeiro vogal o Sr. António Marques da Silva Paula (de Aguieira), o que por todos foi aceite, sendo por isso eleito por aclamação.
 
Ainda nesta sessão foi realizada a eleição do vogal secretário da direcção, lugar vago pela saída do Sr. Joaquim Ferreira Rachinhas. Diz a acta: «O senhor presidente, usando da palavra, expôs o fim desta reunião, sentindo que o Sr. Rachinhas tivesse abandonado o seu lugar, dando origem a esta reunião para a sua substituição.»

Constituída a mesa eleitoral e antes de começar a eleição, pelo sócio efectivo senhor António Rodrigues, foi proposto que para o lugar de secretário da direcção fosse eleito o senhor José Henriques da Silva (da Carvalhosa), proposta esta que logo foi aprovada por aclamação.
 
E assim lá ficou completa a Mesa da Assembleia Geral e recomposta a Direcção, em Dezembro de 1945, três anos depois da inauguração.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...