Powered By Blogger

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Junta de Freguesia na história - 61

Inauguração do primeiro edifício da Junta

Desviando-nos um pouco da ordem cronológica da data que temos seguido, nas história da Junta de Freguesia, e porque encontramos o relato circunstanciado do que foi a cerimónia da inauguração do edifício-sede da Junta de Freguesia, antes de terem «nascido» as actuais instalações e que vamos tentar reproduzir e que tem por título:


Acta da Sessão de inauguração do novo edifício da sede da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, concelho de Águeda.
Em 12 de Abril de 1959

Do lado esquerdo a sede da antiga Junta de Freguesia, cuja inauguração está descrita na acta que se reproduz. Ao lado a capela do Espírito Santo, antes de ter sido substituída pela actual

Esta acta tem início com as palavras de estilo, como são normalmente conhecidas e diz que é «para inaugurar o edifício da sua nova sede, situado neste referido lugar da Póvoa, junto da vetusta capelinha da invocação do Divino Espírito Santo.»

A acta tem a caligrafia inconfundível do nosso conterrâneo Nelson Morais Rachinhas, já falecido, que exercia as funções de escrivão da Junta e esta era constituída por Manuel Marques de Almeida, António Gomes da Silva Paula e José de Almeida Branco.

E dizia ainda:
«Assistiu ao acto muito povo e altas entidades entre as quais Suas Exas. o Sr. Subsecretário da Educação Nacional, Sr. Dr. Baltazar Rebelo de Sousa, Dr. Manuel José Homem de Melo, Deputado da Nação e 2º Conde de Águeda, Governador Civil do Distrito, Dr. Jaime Ferreira, Srs. Inspector e Director do Distrito Escolar de Aveiro, respectivamente Arménio Gomes dos Santos e Boaventura Pereira de Melo, os Srs. Comendadores Joaquim Soares de Sousa Baptista e Dr. Augusto Soares de Sousa Baptista, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Engº Gil Pires Martins e Vice-Presidente da mesma Câmara, Sr. António de Bastos Xavier, Director do Hospital da Misericórdia de Águeda, Dr. Mateus Pereira Barba dos Anjos e muitas outras individualidades de relêvo de dentro e de fora do Concelho».

Ontem como hoje. Dizia-se: «Cortou a fita simbólica Sua Ex.ª o Sr. Subsecretário da Educação Nacional.»
Houve vários oradores, como Sousa Baptista, o Dr. Manuel José Homem de Melo e o referido membro do governo.

E acrescenta-se esta curiosidade:
«...sendo prestada justiça ao Presidente da Junta, Sr. Joaquim Ferreira Rachinhas, recentemente falecido, natural de Aguieira e residente em Carvalhal da Portela, o qual coadjuvado pelos outros membros, Srs. José de Almeida Branco e Manuel Marques de Almeida, muito concorreu para a construção do novo Edifício com o seu zêlo e boa administração dos bens paroquiais.»

E terminava desta forma, bastante curiosa:
«...sendo também justo relembrar que o jovem Deputado e Conde de Águeda, Sr. Dr. Manuel José Homem de Melo, foi quem cedeu o terreno destinado à construção, o qual pertencia à antiga Casa de Aguieira, sua propriedade. Foi seguidamente descerrado um retrato do referido Presidente, Sr. Joaquim Ferreira Rachinhas.»

Nesta acta, consta ainda outro facto que será evidenciado em separado.

Nota: - Sei que há fotos da sede antiga. Tenho pena, mas não tenho nenhuma. Se a arranjar ainda a coloco por aqui... agora fica a imagem da actual sede...
É o que faço agora. Embora a qualidade da foto não seja a melhor, dá perfeitamente para perceber o que era a antiga sede da Junta de Freguesia (7/10/2010).

1 comentário:

Filipe Vidal disse...

Se em cada década "tivesse nascido um Souza Baptista" a nossa terra teria mais progresso e seria notávelmente mais evoluída!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...