Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Associação Desportiva Valonguense

50º Aniversário

A ADV-Associação Desportiva Valonguense, já completou 50 anos de actividade da sua função desportiva local, mais concretamente na área de futebol. Recorde-se que a sua oficialização nos meandros futebolísticos ocorreu a 1 de Janeiro de 1960.
Não é por causa da palavra «futebol» que aqui vimos postar uma mensagem para quem nos leia.
Penso que mais que a palavra, um tanto gasta pelo negativismo que encerra, e que muitos lhe atribuem, continua a ser causas de paixões, discussões, e outras coisas menos adequadas que, ainda hoje, se têm verificado, que ficamos pasmados a olhar o passado, até o presente, para daqui não tirar algumas ilações para o futuro. O futuro não é saudosismo do passado nem apenas  a  contar com o presente.
Há quem não goste do futebol e lhe atire um certo asco da sua má vontade em considerar este desporto como uma actividade que, deixando de ser «desporto» anda por aí a ser considerado «indústria do futebol»
Mas que ninguém enjeite que se trata de um fenómeno que é acolitado por um conjunto de factores que, à sua volta, criam uma actividade económica que faz gerar e criar alguma riqueza. Os cépticos dirão: 'riqueza para alguns, nomeadamente jogadores de futebol'.
É verdade.
Mas o que importa agora aqui referenciar é o «outro futebol», aquele que nas terras modestas e até com dificuldades o «usam» para levar longe o seu nome, neste caso, Valongo do Vouga.
Para além da formação contida nesta actividade nos meios não citadinos, essencialmente dirigida a jovens, esta nossa Associação Desportiva Valonguense vale por tudo isto: representatividade da freguesia de Valongo do Vouga e formação dos jovens.
Amanhã comemoram-se os cinquenta anos, com algumas actividades, de acordo com as possibilidades da Instituição e tendo em conta o momento difícil que se atravessa e do qual se ressente também, e que aqui  faremos registo informativo, nomeadamente com as fotos que servem, sempre, do primeiro documento que tal efeméride representa e do espírito que lhe está subjacente.
Porém, penso que será oportuno poder informar que andamos de volta de algumas pesquisas sobre o futebol na freguesia e, mais do que se pensava, encontrou-se alguma coisa que, penso, poderá permitir alguma curiosidade e, até, bastantes surpresas, tendo em conta o meio que somos e por onde gravitou o futebol nos seus primórdios.
Mas mais que isto, ainda nada posso adiantar.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...