Powered By Blogger

domingo, 24 de outubro de 2010

Casa do Povo de Valongo do Vouga - 12

Adega Cooperativa em Valongo do Vouga

Primitivo edifício da Casa do Povo de Valongo do Vouga

Penso que não me levam a mal se contar aqui uma história, inédita para alguns, mas que não chegou a concretizar-se. Encontrei-a na Casa do Povo. Foi-me concedida autorização especial para fazer as pesquisas sobre um assunto que, espero, se venha a concretizar. Trata-se de «investigar», agora nos 50 anos da existência do Valonguense, como nasceu e como começou o futebol na freguesia. Em resultado dessas pesquisas, encontramos coisas interessantes. Outras estão a ser pesquisadas junto das pessoas que viveram os princípios do clube e até antes, com um GDA que durou cerca de 15 anos. E antes desta uma outra equipa, que não era o GDA.
É lógico que quando mexemos na história encontramos coisas, como na Junta de Freguesia, que certamente já passaram para o rol dos esquecidos e adormecidos.
Para minha surpresa, numa acta de 12 de Junho de 1955, dizia que «reuniram na Casa do Povo numerosos viticultores a fim de ouvirem a leitura dos Estatutos a que teria de obedecer a actividade da Adega Cooperativa de Valongo do Vouga, foi resolvido enviar à Junta Nacional do Vinho uma exposição contendo algumas alterações.»
Este documento revela a todos os títulos indesmentíveis que houve a tentativa de criar uma Adega Cooperativa na freguesia. E talvez se justificasse naquele tempo. E, como de costume, andava aqui a mão de Sousa Baptista. Nada mais encontramos, ainda, mas parece que não terá passado de intenções, embora positivas para o tempo mas que agora se teriam esfumado face às evoluções que temos a desdita de apreciar como estão a correr.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...